sexta-feira, 25 de abril de 2008

A QUITUTEIRA

Minha mãe era uma cozinheira de forno e fogão....quando ela fazia bacalhau ao forno, ou fritava sardinha....minha madrinha dona Benedita, sem nenhuma cerimônia ia lá em casa com um pratinho, pedindo um pouquinho só...pelo menos é isso que minha mãe sempre contava.....nossa , eu lembro das roscas doces, dos bolos, das cucas.... uma delícia! um dia fiz um pudim de pão, e na hora que comi...chorei, mas chorei de frustração e vergonha, pois não chegou aos pés do pudim da dona Marocas......que saudades!
Eu lembro que meu pai comprou uma máquina de esticar massa, então os dois ficavam o dia inteiro fazendo macarrão...e era macarrão de todos os tipos, aí minha mãe colocava um lençol bem branquinho no varal e colocava o macarrão tipo espaguete lá, para secar.....
Quando meu irmão Jose Carlos fez 10 anos, minha mãe estava fazendo um simples bolinho para comemorar...nisso meu pai chegou, e perguntou para a minha mãe o porque do bolo...foi quando minha mãe contou que era o niver do Zezinho, nossa meu pai ficou passado, pois tinha esquecido............aí começou a estória, pois meu pai com complexo de culpa começou a ajudar minha mãe a fazer o bolo...e não se contentou....e fez a maior festa já vista na rua Leopoldo Machado...nossa tinha gente....e tinha comida...por muito tempo mesmo, este aniversário foi comentado no pedaço.
Esses eram meus pais.....uma quituteira de forno e fogão e um militar linha dura, que tinha o coração mais mole que já vi na minha vida.....meu pai as vezes quando ouvia alguma música bonita, ou mesmo quando tocava seu bandolim, acabava sempre chorando....quer ver quando ele tocava a valsa Branca...aí...era chororô na certa...rsrsrsrsr....
Minha mãe ao contrário, era aquele mulher prática...em primeiro lugar , nós tínhamos que estar bem vestidinhas e bem alimentadas....mas, sempre entrava nos nossos sonhos e viajava conosco nas nossas ilusões....
Saudades dona Marocas, saudades coronel Wilton

Nenhum comentário: