terça-feira, 15 de abril de 2008

domingos na Leopoldo Machado.....

Todos os domingos, íamos assistir a missa das crianças, as 8 horas da manhã,lá na capelinha de Santo Estevão....Minha mãe fazia questão que fôssemos muito bem arrumadinhas, então nós tínhamos um casquete ( isso é antigo, nossa!)um par de luvas de um tecido transparente e bem fininho(não sei o nome do tecido)um véu e um livrinho de catecismo com o terço....quando chegávamos na porta da capelinha, nós colocávamos o véu...só assim poderíamos entrar....o meu irmão caçula, o Dário,.ia com um shortes preto, com suspensório e uma blusinha branca, e, calçava a botinha quiker....nossa ele era lindo, lindo.....as perninhas dele faziam dobrinhas, ele tinha os olhos bem rasgados e o cabelo bem preto e bem liso, que minha mãe mandava cortar americano zero.Meu irmão mais velho, o Jose Carlos, quando chegávamos na capelinha, já se encontrava lá, pois ele era o coroinha......depois da missa, voltávamos para casa e tomávamos o café da manhã, aí eu e minha irmã Dalva, íamos para o asilo dos velhinhos , que ficava na rua atrás da nossa, e brincávamos com eles até a hora do almoço, eu lembro que muitas brigas eu tive com uma velhinha, pois divergíamos quanto as roupinhas a ser colocadas nas bonecas......depois do almoço, saíamos para passear...Uma vez por mês, minha mãe ia conosco, no sítio da minha tia, lá no Itaim Paulista...que naquele tempo era formado somente por sítios e chácaras,para não ficar muito pesado para irmã, ela levava pão, leite, bolo...e íamos felizes da vida, pois para chegar lá precisávamos pegar o trem suburbano....lá era tudo de bom, tínhamos espaço a vontade para correr e brincar....muitas vezes eu e a Dalva escalávamos um monte , que pra nós era enorme...e depois pra descer?rsrsrsrsrs....quando eu estava de bom humor e num rasgo de generosidade, ficava quietinha do lado do meu tio Rubens e assistia com ele o futebol...ele adora o Palestra Itália ( Palmeiras....mas pra ele, sempre seria o Palestra).....Meu irmão Jose Carlos e meu primo César, pegavam um tijolo cada um e ficavam irradiando o futebol...aí um gritava para o outro..." Fala Tabajara", bordão usado pelo Paulo Planê Buarque.....a noitinha voltávamos cansados mais felizes, e eu ficava na janelinha do trem, vendo as casas ao longe com suas luzinhas acesas.....e no ritmo cadenciado do trem, vinha sonhando de olhos abertos.......sonhando com a nova visita ao sítio, e já planejando mil brincadeiras com a minha irmã.....tempo bom aquele...que saudades!

Um comentário:

Unknown disse...

nossa viajei no tempo..........ô minha irmã que coisa boa esse blog....só vc mesmo pra ter esta idéia generosa em compartilhar com todos uma infância saudável!!!!
É isso aí....velhos tempos....mas que continuam em nossas memórias...lembrei até do casquetinho....ahahahahahaha.....será que as pessoas ainda lembram???e da anágua com um tecido engomado e por cima um tecido fino com babados e rendas...lembra???/eu adorava!!!!
Valeu!!!!