sábado, 19 de abril de 2008

eles fizeram parte da minha estória....

Resolvi falar e prestar uma pequenina homenagem as pessoas que ajudaram a fazer a minha estória,pessoas que simplesmente fizeram parte da minha vida....não citarei meus pais, meus irmãos, meus filhos e meu marido, simplesmente porque eles não fazem parte da minha vida....ELES SÃO A MINHA VIDA.

irmã Maria Bernadete:-entrei na escola com 6 anos, no prezinho, e a minha professora era a dona Lídia.....mas eu chorava muito mesmo, tinha medo de ficar sozinha....com 1 mes de aula a dona Lídia não aguentava mais o meu chororô....então foi conversar com a madre superiora para fazer uma troca com a outra professora do pré, a irmã Bernadete...e assim foi feito.....quando cheguei na classe dela, a irmã Bernadete simplesmente me pegou no colo e começou a me beijar e a fazer carinho...e todo o dia ela ia na fila me buscar ....e me beijava e me abraçava falando que estava com saudades...e foi tanto carinho, tanto amor...que acabou o chororô.....eu amava esta professora e ainda amo a irmã Bernadete...pois ela me conquistou pelo amor.....oxalá todas as professoras procedessem assim.....


Dona Benedita:- minha madrinha.....outro amor da minha vida...ela era professora e fumava muito, mas muito mesmo....todas as crianças gostam de ganhar presentes das madrinhas, acho que eu era a única criança do mundo, qua adorava presentar a minha madrinha...era dia dos professores, dia das mães....qualquer comemoração..olha a Jurema dando um presentinho pra dona Benedita.....


Jomar:- meu melhor amigo...amigo de tantas bagunças...aprontamos tudo e mais alguma coisa.....quando fiquei mocinha, achava que seria natural eu casar com ele....que bobagem!...ele era o meu melhor amigo.....


Tio Rubens:- ele era meu padrinho de batismo, era aquele italiano de olhos azuis muito bonito, fanático por futebol, adorava o Palestra Itália...e quando tinha futebol, ele assistia a tv, com o radio no ouvido....muitas vezes eu ficava assistindo com ele.....eu adorava ver a bola em jogada altas......ele era marceneiro...e uma vez ele fez uma miniatura de quarto completo pra mim..eu lembro que quando fomos pra Curitiba, fomos na marcenaria dele...até o cheiro da madeira cortada eu ainda lembro....saudades!

Yara Marques Dias:- minha professora de acordeon e piano...era ela que escutava meus sonhos de menina-moça.....tudo eu contava pra ela......um dia disse a ela que gostaria de aprender sapateado, mas estava com medo de falar para os meus pais, pois tinha feito balé classico e desistido no meio do caminho...ela não teve dúvidas, mandou eu ir toda a sexta-feira na casa dela, pois ela ensinaria pra mim....fiquei aprendendo durante um bom tempo sapateado, sem ninguém saber lá em casa......professoras assim não existe mais...ensinavam pelo prazer de ensinar...não pelo dinheiro.....saudades!

Rosa Maria:-minha amiga portuguezinha...ela tinha uma voz maravilhosa e modestia a parte eu também...então a madre superiora colocava nós duas para cantar....uma vez eu e ela cantamos na igreja da Penha, para as crianças que estavam fazendo a primeira comunhão....foi a glória!
infelizmente ela foi para a outra dimensão muito jovem....

Marcia Helena Parra:-minha melhor amiga...por onde será que anda esta amiga querida?a última vez que a vi, foi no aniversário do Fabinho, seu filho...saudades!


Nelzinho:- meu primeiro amor...lembro que ficava na janela do quarto da minha mãe, esperando ele chegar com seu uniforme azul da aeronáutica.....lindo.....namorei com ele 6 meses...sem nunca nem pegar na mão dele....ele ia conversar comigo todas as tardes, e ficava eu ,ele, a Dalva e um amigo dele, na porta da minha casa conversando...só conversando...um dia minha mãe pediu para irmos com ela no dentista...e enquanto minha mãe estava sendo atendida..dei um beijo no rosto dele....meu Deus! achei que estava grávida depois disso.....e o pior de tudo, é que eu tinha 15 anos......anos 60...é...tudo era poesia....nada de realidade, éramos ingênuas por demais.....


professor Leone:-meu professor de ciências....nasceu para lecionar....quantas coisas ele ensinava para nós...até escovar a língua...hábito que tenho ainda hoje....ele ensinava que depois do banho, deveríamos passar a mão pelo corpo,para retirar o excesso de água, assim não molharíamos tanto a toalha, beneficiando nossas mães.....


a mãe do Zé da vila:-não lembro o nome dessa senhora, mas como ela só tinha filhos homens, simplesmente ela me " adotou" e todos os domingos ela fazia lindos penteados em mim, para que eu fosse bem penteada na missa dos jovens, as 11 horas da manhã, na Igreja da Penha...

vó Risoleta:- apesar de ter convivido pouco tempo com ela, eu amo esta minha avó...ela era linda....muito alta e bem loira dos olhos azuis....vivia cantando..." henrique, henrique"....nome do seu namorado.......saudades vó!

dona Beatriz:- professora do segundo ano primário....outra pessoa que nasceu para lecionar...ela era tão carinhosa comigo, eu adorava levar os cadernos com ela até a sua casa...lá chegando a mãe dela sempre me dava um pedaço de bolo...nossa voltei no tempo!

Maria da Penha e Maria do Carmo:- minhas amiguinhas...a Carmo ficava com a Dalva e a Penha comigo...quantas brincadeiras....uma vez a Penha fez muita bagunça lá em casa e no dia seguinte minha mãe não deixou ela entrar....ficando só a Carmo...não deu 10 minutos, ó ela tocando a campainha e dizendo pra minha mãe, que ...a mãe dela mandou um recado..."que onde cabe uma, cabe duas."....ahahahahah...elas eram topetudas.......

Cuquita:- outra amiguinha...ela imitava o Roni Von direitinho.....saudades!

nossa existe mais pessoas que fizeram a minha estória.....mas essas são as que mais saudades deixaram.....saudades boas.....

Um comentário:

Unknown disse...

minha querida irmã fora suas professoras do primário e duas amiguinhas, as suas outras lembrancas tb as guardo comigo....quantas saudades do Tio Rubens (ele era tão paciente e bonzinho)...a carmo e a penha então...saudades imensas de todos...
Aliás, saudades de nós duas quando jovens....