quinta-feira, 24 de abril de 2008

cometi uma grande injustiça.......

Hoje limpando minha minha casa, fiquei lembrando a minha infância e juventude....e lembrei de duas mulheres fantásticas, que por um lapso da minha parte, não coloquei na lista de pessoas que ajudaram a fazer a minha estória de vida.....a dona Elza e sua irmã tilila...é, tilila mesmo.....a dona Elza é mãe de nossa amiga Leda e a tilila sem consequencia, era a tia dela.....para voces terem idéia do aspecto físico das duas....vou descrevê-las como eu as via em criança....quem é da minha idade, ou que gosta de gibi irão ter uma noção....sabe a mãe da luluzinha e a mãe do bolinha?...pois é, quando criança eu associava a dona Elza com a mãe da luluzinha e a tilila com a mãe do bolinha...rsrsrsrsrsrs...mas eram iguaizinhas mesmo......quando chegava época de festas na igreja da Penha...lá iam as duas com suas saias pretas e blusas de mangas curtas, com golinhas sempre bordadas....elas eram um primor....

dona Elza:- A dona Elza era uma dona de casa, com alma de criança....e ...que entrava nas nossas fantasias , assim na maior....vou contar duas estórinhas que ela fez parte integrante.....
1- o quintal da nossa casa na Esmael Dias, era enorme, e fazia parte, tanto da minha casa, como da casa da dona Elza....lá tinha muitas árvores frutíferas, e como eu e minha irmã vivíamos lendo Monteiro Lobato....muitas vezes transformamos aquele quintal, no sítio do pica-pau amarelo......um dia a Dalva, com sua imaginação fértil, e a Leda, rersolveram fazer o pó de pirlimpimpim......pegaram aginomoto..um pouco de farinha e mais alguma coisa que não lembro o que era , e vieram felizes da vida, dizendo pra mim e pra irmãzinha da Leda(não lembro o nome), que poderíamos ir pra terra do nunca, brincar com a sininho e o peter pan...nossa que felicidade!...só que eu cheirava, cheirava e nada......a dona Elza que estava presenciando tudo, virou-se pra mim e disse, que eu não estava fazendo direito....que eu tinha que fechar os olhos, pensar em como era a terra do nunca na minha imaginação, aí sim....daria resultado...pois a viagem estaria na minha mente.....e eu poderia ir aonde bem eu quisesse.....grande mulher! sábia!...pois quando estou triste ou deprimida com as adversidades da vida...é isso o que sempre faço.....lembro de algum livro legal ou filme legal e viajo.....vivo por uns momentos , como as minha heroínas preferidas...e aí....acabou-se tristezas.....mas isso devo a dona Elza...
2-Como eu disse, a Dalva tinha uma imaginação muito fértil, um dia ela colocou na cabeça que se escrevesse uma carta pro então governador de São Paulo, o Adhemar de Barros, pedindo brinquedos , ele com certeza iria mandar, pois ele era muito rico...rsrsrsr...então ela e a Leda, começaram a escrever....e tome pedir brinquedos...eu , a Leda, a irmã dela, meu irmão Dário....todos em volta da mesa da dona Elza gritando e dizendo qual o brinquedo que queríamos.....depois que a Dalva escreveu tudo, a dona Elza, virou pra Dalva e perguntou a ela, se poderia pedir também e pediu uma cozinha nova.....nossa, foi muito legal, pois todos os dias chegávamos da escola, perguntando pra dona Elza se ela tinha visto algum caminhão chegando na nossa rua....e cada dia ela inventava um estorinha diferente pra nós......saudades dona Elza.....ela foi para outra dimensão no mesmo dia em que minha mãe foi.....

Tilila:- irmã da dona Elza, ela era professora de piano....e muitas vezes dava dicas para mim, qual a melhor partitura....uma vez ela foi na minha casa e tocou... .."La premier de uma virgem".....eu fiquei toda arrepiada de emoção, pois em determinado momento da peça, ela tocava com as mãos uma sobre a outra......enquanto meu pai não comprou esta partitura eu não sosseguei......e quando vi ele chegar com a bendita partitura, corri pra casa da minha professora dona Yara , para ela me ensinar....nossa eu tocava divinamente esta música.....a Dalva amava me ver tocando.....saudades tilila!

espero não ter esquecido mais ninguém que fez parte da minha estória...mas se esqueci e esta pessoa realmente fez parte...com certeza escreverei um capítulo só para ela....

Nenhum comentário: