domingo, 13 de abril de 2008

Florianópolis, ilha de encanto e magia.

Quando eu tinha 8 anos, portanto em 1959, minha mãe decidiu que já era tempo de ir para Florianópolis, mostrar seus filhos e matar as saudades das irmãs que moravam lá....ficou então decidido que, iríamos até Curitiba, passaríamos uns dias com minha tia Neném, irmã mais velha da minha mãe, e depois todos rumariam para Floripa....Meu pai então, comprou as passagens para a meia noite....no dia da viagem, fomos para a estação rodoviária as 6 horas da tarde..rsrsrsrs...medo que meu pai tinha que perdêssemos o onibus.....ah!foi uma delícia, pois corríamos feitos doidos pela estação...tudo era novidade.....
chegamos em Curitiba, conhecemos nossos primos Andyara e Cidinho, netos da minha tia nenem, passeamos pelos pontos turíscos da cidade, e uma semana depois toca pegar o onibus pra Floripa.....um pouco depois da metade da viagem, vimos o mar pela primeira vez na vida......meu Deus! que gritaria fizemos dentro do onibus, que emoção...eu queria porque queria que minha mãe parasse o onibus, para eu poder ir até o mar....como se fosse possível....Quando chegamos na estação de Floripa, minha mãe alugou um carro para levarmos até o Rio Tavares, onde era o sítio dos pais dela...nossa que choque!pois não havia eletricidade, a casa era de chão batido e não havia banheiro......eu muito da chorona, não queria ficar lá de jeito nenhum, queria voltar pra minha casa...mas chorei tanto, mas tanto, que minha mãe resolveu ir para a Lagoa da Conceição, na casa de sua irmã Minga.......Lá conheci minha prima Olinda, filha da minha tia.....que maravilha.....a lagoa naquele tempo era só de pequenas chácaras, e quase todas eram de primos da minha mãe....a chácara da minha tia dava de fundos com as dunas, e eu a minha irmã Dalva, meu irmão Dário e a Olinda..íamos andando por elas até chegar no mar grosso, hoje em dia conhecido como Joaquina....nas dunas nós comíamos gabiroba, uma frutinha deliciosa, que nunca mais vi.....lá no mar grosso, pegávamos berbigão, que minha tia fazia sopa...uma delícia!na volta passávamos pela roça e meu tio pegava uma melancia e cortava para nós.....lá eu comi uma melancia amarela.....que ninguém acredita ser verdade......brincávamos a vontade na lagoa, calminha, calminha....a noite, meus primos, tios e amigos deles, iam para a lagoa pegar siri...nós ficávamos na beira da praia vendo os barquinhos com suas lamparinas acesas...lindo, lindo, lindo.....e na volta para casa, não precisavámos de luz, pois a lua cheia e as estrelas iluminavam o caminho...íamos contentes caminho afora, escutando o barulho dos sapinhos.....
Um dia estávamos tomando o café da manhã, quando escutamos uma cantoria na porta da casa....saímos correndo para ver o que era....e vi pela primeira vez na minha vida, a folia de reis.....eles cantaram , cantaram e depois entraram na casa da tia Minga, para abençoar.....
Minha tia e minha prima, assim como todas as mulheres da lagoa faziam rendas de bilro...umas mais lindas que as outras......
Hoje quando vou a Floripa, sinto um aperto no meu coração, pois a especulação imobiliária, destruiu a minha amada Lagoa da Conceição......a praia está totalmente poluida, pois os esgotos das mansões e hotéis, sujam e poluem aquelas águas clarinhas de antigamente.......
Que saudades de Floripa, mas saudades daquela Floripa de 1959, onde tudo era encanto e magia.......

Um comentário:

Unknown disse...

ahahahahaha....muito bom......saudades.....vc só esqueceu de contar sobre o vomito.....ahahahahahaha....