sábado, 26 de abril de 2008

Meu pai

Relendo o final do texto "a quituteira", fiquei lembrando do meu pai...o coronel Wilton Gonçalves.....
e resolvi descrevê-lo como tenho na minha memória.....
Meu pai era um moreno claro alto e muito, mas muito bonito e, ele tinha consciência disso.....talvez por ter ido na segunda grande guerra, tinha seus momentos de nervosismo....mas no geral ele era uma pessoa sensível, como pai , para nós a meninas , ele era hiper enérgico, lembro de uma vez quando eu tinha 14 anos, meu primo César e sua esposa mudaram de casa, e como eles tinham um bebezinho, o Sandro...eu e minha irmã fomos ajudá-los e dormimos por lá...quando meu pai chegou lá pela 1 hora da manhã e minha mãe contou que nós estávamos na casa do Cesar, na mesma hora, ele levantou meu irmão e obrigou o Zezinho ir buscar-nos.....assim era meu pai.....
Ele adorava colocar apelidos em nós...eu, por ser muito magra, era a SECA, ou boca de sapo....a Dalva por ter muito cabelo, era a MACACA...o Zezinho, era o PEITEIRA...e o Dário era o PELINHO MARRON.....nos sábados ele ficava no quintal da nossa casa e tocava acordeon ou seu bandolim.....e tocava chorinhos, valsas....eu adorava quando ele declamava Augusto dos Anjos......ele empostava a voz e declamava muito, mas muito bem e bonito........e quando ele tocava no bandolim a valsa Branca...ele chorava......
Ele era uma pessoa boa....sabe dessas pessoas que ajudam os parentes sem nada pedir em troca? assim era meu pai....a nossa casa era uma pensão, pois todos os parentes, tanto dele como os da minha mãe...ficam lá em casa......de quando eles sismavam de fazer aquele almoços grandiosos...nossa que delícia que era....uma vez meus pais fizeram um almoço que tinha minhas primas de curitiba, o primo do meu pai que era palhaço e família, tinha a prima Rute do rio e mais uns primos de Lorena.....foi Ô domingo legal....ficou na minha memória e acho que nunca mais esquecerei....
Ele fazia nós lermos em voz alta...na época eu morria de medo e de raiva, mas hoje agradeço muito a ele por isso......
E quando ele pegava eu e a Dalva saindo a bailar pela casa....cantando uma valsinha que ele inventou...a letra era sempre a mesma....vou escrevê-la, mas sem a melodia vai ser difícil voces entenderem, mas nós os filhos saberemos....rsrsrsrsr...era assim......pra mim..." ó sequinha, ó sequinha..ó sequinha, ó sequinha , ó sequinha"...pra Dalva ..."ò macaca...ó macaca..macaquinha...macaquinha..."
nossa......não consigo terminar....ai pai que saudades do senhor.....

Nenhum comentário: