segunda-feira, 9 de junho de 2008

O vestido

Antes de contar mais um fato acontecido na minha infância, preciso mostrar as diferenças entre a Dalva e eu...............
Na aparência física somos totalmente diferente.....eu sou a cara da minha mãe....branca, baixa e agora gordinha, mas fui dessas crianças que dão "aquela espichada" e , com 12 anos eu já tinha 1,60 mas parei aí.......então, eu era muito alta, muito branca e, extremamente magra....só tinha pescoço.....( rsrsrs), enquanto que a Dalva é meu pai perfeito: alta, morena e magra....( ela cresceu no tempo certo),mas não é só isso.....enquanto eu sempre fui a levada, a que fazia amizades com facilidade, que falava alto, ria alto, estudava por obrigação para não repetir de ano, desordeira, que gostava de artes em geral......a Dalva era a estudiosa, a organizada, a reservada, a contida e, acima de tudo.....a geniosa.....ô personalidade forte tinha e tem a Dalva......ela sempre enfrentou todos os acontecimentos de frente, sem medo...e defendia e defende seus direitos a qualquer preço, enquanto eu, por mais que tentasse, sempre me acovardei diante da vida em geral.....mas vamos ao fato.....
Quando morávamos na Leopoldo Machado, assistíamos a missa na Capelinha de Santo Estevão....depois quando fomos para a rua Esmael Dias, íamos assistir a missa das crianças, as 10 horas da manhã na igreja da Penha...e depois da missa, costumávamos ir até a gruta de Nossa Senhora de Lourdes, que ficava entre o seminário da Penha e a nova matriz que estava em construção....nessa época entrei para a escola de balé clássico, e como a professora disse que precisávamos treinar muito, eu na ingenuidade de criança, vivia praticando os passos em qualquer lugar....vira e mexe, olha a Jurema rodopiando com as mãos para cima e fazendo todos os passos ensinados......
Um dia minha mãe fez dois vestidos modelo brigit bardôt , um para mim e outro para Dalva...pois nós íamos ao salão da criança.....eu adorei o vestido, e fiquei toda prosa, me senti....achando que era a própria Brigit...e olha a Jurema rodando e dançando.... fomos no salão da criança e no dia seguinte, domingo fomos na missa.....eu, a Dalva, a Maria da Penha, a Maria do Carmo, o Dário,a Cuquita e a Maria luiza, irmã da Cuquita.....depois da missa, fomos todos até a gruta, quando chegamos lá tinha outras meninas que não conhecíamos....ajoelhamos , rezamos e ficamos conversando....até que resolvi mostrar pra Santinha como eu sabia dançar...e comecei a rodopiar e a fazer os passos.... e as meninas que não conhecíamos, acharam que eu estava me exibindo...( e estava mesmo...rsrsrsrsrsr...coisas de criança...rsrsrsr), e uma delas, veio contudo pra cima de mim,e puxou meu vestido ........e este rasgou......eu covarde do jeito que sempre fui, me encolhi toda apavorada....ao contrário da Dalva, que quando viu meu vestido rasgado, partiu com tudo pra cima da guria....e gritando dizia....voce rasgou o vestido da minha irmã...então vou rasgar o seu também.......e puxou o vestido da menina...como naquele tempo os vestidos eram com corpete e as saias eram bem rodadas.....na hora que a Dalva puxou o vestido da menina, este descosturou todo na saia.... .....meu Deus! que loucura!..uma senhora que morava bem em frente da gruta e viu tudo, foi me pegar, pois eu não parava de chorar e de tremer, estava completamente descontrolada de pavor.....aí ela me deu água com açúcar e costurou o vestido...voltamos para casa, e pela primeira vez na vida, não esperei minha mãe mandar eu tirar e guardar o vestido para ir no domingo seguinte a missa......rsrsrsrsrsrsr
Esta é minha irmã.....até hoje ela "cuida" de mim.......quando minha mãe morreu, ela pegou para sí o encargo de defender os irmãos.....
Dalva minha irmã querida....te amo!

Nenhum comentário: