sexta-feira, 6 de junho de 2008

As meias

Quando voltamos a morar em São Paulo, a máquina de costura da minha mãe, era antiga, mas bota antiga nisso....era uma máquina Singer manual...minha mãe tinha uma mesinha no seu quarto, e quando ela ia costurar colocava a máquina em cima e, olha ela com a mão esquerda ajeitando o tecido e com a direita , virando a manivela....Todos os invernos minha mãe comprava flanela com desenhos de bichinhos e fazia lindos pijaminhas para nós.....eles eram assim:uma calça comprida com elástico na cintura e as blusinhas eram de mangas compridas, com golinhas e abertas na frente com botões e um bolsinho de cada lado.....e sempre que ela costurava, nós os pequenos ficávamos brincando encima da cama, e quando sobrava retalhinhos dos tecidos, ficava para nós, as meninas....assim poderíamos fazer roupinhas para nossas bonecas.
A minha irmã Dalva, desde pequena era inovadora...e fazia a cabeça da minha mãe para modificar a posição dos móveis, e vira e mexe olha a Dalva, o Zezinho e minha mãe arrastando os móveis, pra lá e pra cá....nessas ocasiões eu e o Dário, ficávamos só olhando....
Uma vez eles colocaram a cama da minha mãe de canto...entre uma parede e outra.....com isso ficou um espaço na quina das paredes.....na mesma hora em que vi aquele cantinho, veio na minha mente.......ali seria meu esconderijo secreto.....só que não falei nada para a Dalva.....e vira e mexe, olha eu brincando sozinha......um dia que fazia muito frio, tive a brilhante idéia de pegar as meias do meu pai e fazer toquinhas para uma bonequinha de plástico que eu tinha.....pequei todos os apetrechos necessários e fui para e minha "casinha"...e cortei os calcanhares das meias....e em outras cortei o cano...e toca a fazer toquinha e vestidinho.....e fui brincando até que dormi......minha mãe deu por minha falta e toca a me procurar...e nada.....e vai na casa da minha madrinha, achando que eu estava por lá...e nada....aí ela começou a desesperar....cadê a Jurema?todos saíram a minha procura..e eu dormindo no meu cantinho secreto......quando acordei, dobrei as meias do meu pai, coloquei na gaveta, e desci morrendo de fome.....quando minha mãe me viu, começou a chorar de felicidade, pois as filha estava sã e salva dentro de casa......levei uma bronquinha e fui fazer meu lanche......
No dia seguinte quando meu pai foi se arrumar para ir trabalhar, pegou uma meia e.....cortada...pegou a segunda e....sem calcanhar.....ele todo nervoso chamou por minha mãe.....aí eles viram que quase todas as meias estavam cortadas, umas sem calcanhar, outras sem o cano....eles não entenderam nada, aí não teve jeito, mostrei as toquinhas e vestidinhos feitos com as meias....minha mãe, ficou olhando pra mim, olhando pro meu pai e olhando pras meias e roupinhas de bonecas......e depois começou a balançar a cabeça, sem saber que atitude tomar....... meu pai que estava atrasado pegou uma das meias que sobrou e deixou para a minha mãe a incubência de comprar novas meias e dar um corretivo em mim.....nisso a irmã de minha mãe, minha tia nene chegou, e como ela era minha madrinha de batismo, veio ao meu socorro, dizendo que eu era muito criativa , pois eu só tinha 8 anos e já sabia lidar direitinho com tesouras , agulhas e linhas......e dessa me safei......ainda bem que minha tia-madrinha entendeu a explosão de "arte e criatividade", pois com isso não tolhi a minha criatividade e hoje vivo fazendo "artes", pois sou artesã.


Nenhum comentário: