quarta-feira, 25 de junho de 2008

Férias em Lorena

Realmente não sei o porque, eu só sei que meu tio Cicinho, irmão da minha vó Risoleta, e que morava no vale do paraíba, não tinhas as duas pernas....e que quando ele ia visitar o sobrinho.... meu pai..... era uma alegria só, pois ele tinha um carro enorme preto com motorista uniformizado que usava até quepe...chic nos úrtimos.....como eu tenho memória olfativa, ainda sinto aquele cheirinho bom dos estofados que eram de couro.......
Um dia, quando ele foi nos visitar, o motorista colocou-o sentando no degrau do portão da nossa casa, e minha irmã, achando que talvez fosse fácil carregá-lo para dentro de casa, simplesmente pegou-o no colo....mas deixa estar que apesar de não ter as pernas ele pesava e em consequência disso, a Dalva não aguentou e os dois rolaram pela calçada, pois morávamos numa ladeira.....nossa foi a maior confusão, pois os dois se machucaram.....mas no final ele ficou rindo muito, pois achou graça na vontade de ser útil, da minha irmã.....ele ficou uns dias conosco e depois convidou-nos para ir até a casa dele passar uma temporada.....e assim foi feito...nas férias de junho, ó nós lá em Lorena.....
Fomos de trem pullman, o trem de aço.....era uma verdadeira delícia, pois íamos no embalo do trem vendo a paisagem...e passavam os bois....passavam as montanhas....passavam as casas de pau a pique.....e nós gritando feitos loucos para minha mãe ver também tudo junto conosco....rsrsrsr.. e dando tchau para as pessoas que víamos pelo caminho.....rsrsrsrsr.....quando chegamos em Lorena, fomos de charrete até a casa da minha tia Mariúcha para depois irmos para a casa do tio Cicinho, mas nós nos encantamos por esta tia maravilhosa e não queríamos sair da casa dela por nada....e assim ficamos, foi as férias toda na casa dela, mas deixa estar que Lorena naquela época era infestada de sapos e lagartixas, e meu irmão Dário, com medo que as lagartixas pulassem na sua cabeça, arrumou um pedacinho de tábua e o tempo todo que ele ficava dentro da casa da tia Mariucha, ficava segurando a tábua encima da cabeça....rsrsrsrsrsr.....minha tia Mariúcha tinha 3 filhos...o Carlinhos, a Maria Aparecida .... a Fia...e o Jorge, que era da mesma idade que o Dário.... fizemos uma amizade muito gostosa...o Carlinhos já era adolescente, então levava meu irmão Jose Carlos para ir fazer o footing na praça , enquanto que nós as crianças ficávamos brincando perto do coreto...quando não saíamos andando de bicicleta pela redondeza......o meu tio Chico, marido da tia Mariúcha trabalhava na fábrica de Piquete...e quando estava na hora dele voltar para casa, íamos até a linha do trem esperar por ele.....que saudades!....
Mas as férias terminaram e infelizmente tivemos que voltar para casa, e foi aquele chororô....pois não queríamos ir embora....mas com a promessa de que voltaríamos novamente....... fomos embora, emburrados mas sem reclamar tanto.....
Mas quando entramos em casa, foi a vez da minha mãe chorar.....pois meu pai, conforme ia cozinhando e sujando panelas e pratos, ia colocando tudo no quintal...para a cozinha, que era pequena não ficar muito bagunçada...com isso o quintal estava lotado de panelas e pratos sujos...eu lembro que minha mãe ficou na porta da cozinha olhando o quintal e balançando a cabeça, num desânimo só......ô dó!
Mas depois disso, a programação das nossas férias ficou assim estipulado,......do final de novembro até a metade do mes de fevereiro...Florianópolis....e nas férias de junho e feriados prolongados....Lorena.....então boa parte da minha infância e adolescência, passei em Lorena......Quando meu primo Carlinhos começou a trabalhar na fábrica Mantiqueira ele ficou sendo também, conselheiro ou vice presidente....não sei ao certo....do clube Mantiqueira.....com isso quando ficamos adolescente íamos nas domingueiras dançante lá, mas gostávamos mesmo era de ir no clube Comercial juntamente com a minha prima Regina, filha da minha tia Lídia......eu fico pensando como era gozado o esquema da sociedade Lorenense....os rapazes podiam entrar tanto na Mantiqueira como no clube Comercial...mas as moças não....se elas eram sócias da Mantiqueira não podiam entrar o Comercial e vice-versa....mas eu e a Dalva, como éramos visitantes, entrávamos nos dois clubes numa boa....sem distinção.....eu gostava mais do Comercial devido a piscina...e nela quase me afoguei...rsrsrsrs...deixando com isso minha prima Regina quase louca de preocupação.....ô tempinho bom!
Saudades boa, saudades gostosa....

Um comentário:

Angela Burns disse...

Querida Juju, você gosta de escrever e eu gosto muito de ler, pois também volto à minha infância e à minha juventude através das suas "memórias".Obrigada por estes momentos de felizes recordações.
Adoro passar e ler.Beijocas.