quarta-feira, 18 de junho de 2008

A fuga

Minha mãe sempre teve uma auxiliar para ajudá-la nos afazeres domésticos....uma vez, ela e minha madrinha contrataram a mesma moça, a Clarice...então ficava assim dividido...treis dias a Clarice ficava com a minha mãe, e treis dias com minha madrinha, e foi assim até a moça casar......
O conjunto de sobradinhos que morávamos eram iguais, só que minha madrinha resolveu ampliar a cozinha e com isso o banheiro que ficava no andar decima, ficou com uma sacadinha......
Um dia não sei por qual motivo, minha mãe precisou sair e deixou-me na casa da minha madrinha, como ela lecionava, fiquei aos cuidados da Clarice......e toca a Jurema e o Jomar a aprontar dentro de casa, pois estava chovendo e não podíamos brincar no quintal, quando resolvemos então ir ver a sacadinha do banheiro, e ficamos brincando por lá....pulando do vaso para o bidê e depois para a banheira......só que o bidê não estava bem preso, e quando eu e o Jomar pulamos pra cima dele, ele caiu e quebrou.............a Clarice escutando o barulhão correu para ver o que estava acontecendo,quando ela viu o bidê quebrado , ela pegou nós dois e fez com que ficássemos de joelhos em frente a uma tapeçaria que minha madrinha tinha na sala, rezando o Santo Anjo......quando minha mãe chegou e viu o estrago que eu e o Jomar fizemos, deu-me uns tapas....aí....revoltei!...
.achei injusto só eu apanhar, e o Jomar? porque ela não batia no Jomar também? imagina só se minha mãe iria bater no filho dos outros, mas na minha cabeçinha de criança, era tudo a mesma coisa........então fiquei amargando a revolta....no dia seguinte, ainda não tinha esquecido a grande injustiça e resolvi fugir....mas e o medo?...oras o que fiz?, peguei meu irmão Dário pelas mãos e saí andando.....nessa época eu tinha 6 anos e o Darinho 3....e fui pelo mesmo caminho que o Zezinho fazia para levar eu e a Dalva para a escola...eu estava no prezinho......subi a nossa rua, entrei na rua caquito, depois na rua Penha de França, até chegar no largo da Penha....mas isso, andando bem devagar e sentando algumas vezes, pois o Darinho ficava cansado.....chegando no largo da Penha entrei na "loja das bagunças", era este mesmo o nome...esta loja era similar as lojas de 1 real de hoje em dia.....e fiquei olhando os brinquedos, mas o Dário estava com fome e querendo um carrinho que viu na loja...com isso começou a chorar e a fazer manha......então saí com ele da loja e fui até o posto telefônico ver os telefones....só que o Darinho começou a chorar mais e mais e a se jogar no chão, gritando que queria o carrinho, e fez aquele escândalo.....eu, fiquei apavorada e começei a chorar também.....nisso as pessoas paravam e perguntavam aonde estava a minha mãe e como era o nosso nome....no medo esqueci....só sabia que meu nome era Jurema e meu irmão chamava Dário, mais nada.......deixa estar, que lá em casa minha mãe estava desesperada, pois não encontrava nós dois de jeito nenhum....e a molecada e a vizinhança toda a procurar por nós.....quando minha mãe no auge do desespero pediu pro seu João( nosso vizinho) ir até o posto telefonico, lá no largo da Penha, telefonar para o meu pai, pois na cabeça dela, tinhamos sido roubados.....quando o seu João chega no posto , vê o aglomeramento de pessoas e escuta nosso choro., então ele vai até nós....na hora que vi o seu João saí correndo pros braços dele, apavorada...então ele pegou-me no colo e disse para as pessoas que nós estávamos desaparecidos e que ele estava ali, justamente para telefonar ao meu pai, contando o ocorrido....mas mesmo assim, ele teve que ir conosco até o posto policial e esperar pelo meu pai, pois só assim eles iriam nos liberar...aí é que eu botei a boca no trombone, chorei, mas chorei...e tanto eu chorei, que os policias entraram em contato via telefone com meu pai e fomos liberados.....para que eu parasse de chorar ganhamos eu e o Dário um pirulito pelota...e fomos felizes da vida de carro da polícia para casa chupando o bendito pirulito.....dessa vez, quando cheguei em casa não apanhei, mas minha mãe ficou apalpando nós dois para ver se não tinha nada errado conosco.....assim terminou a grande fuga da serelepe Jurema....rsrsrsrsrsrsr

Nenhum comentário: