segunda-feira, 23 de junho de 2008

Brincadeiras de crianças

Na década de 50/60, por não existir os famosos vídeo-games, a tv ser ainda muito cara e a violência não imperar como hoje em dia, nós as crianças tínhamos liberdade total para brincar na rua....
Quando eu morava na rua Leopoldo Machado as ruas eram de terra, mas como a rua em que morávamos era uma ladeira, quando queríamos brincar de "roda", "caracol" e "amarelinha" íamos na rua Omachá.....e fazíamos aqueles caracóis enormes e nunca ninguém conseguia ir até o final pulando numa perna só......eu lembro que moleque, que era moleque de verdade não podia passar um ano "ficando pagão", isto é, não pegar um balão na época Junina.....e sábado de aleluia então?nossa, uma beleza! saíamos em grupo , todos com um pedaço de madeira na mão e toca a malhar o Judas, em todas as ruas do pedaço tinha um, amarrado no poste.....eu lembro também que os meninos da rua não se conformavam por eu conseguir jogar pião direitinho, e quando eu jogava e caía dentro do círculo... aí,os meninos queriam morrer de raiva...rsrsrsrsrsr....
isso sem contar o bambolê....aí então eu arrasava....era craque mesmo.......
Mas quando chegava o inverno e fazia muito frio, minha mãe costurava saquinhos e colocava arroz dentro deles.... ficávamos então, a tarde toda brincando...não lembro o nome dessa brincadeira, mas ganhava quem conseguisse pegar mais saquinhos..... e tinha também um jogo chamado ludo-ludo....nossa, ficávamos a tarde toda jogando.....quando meus filhos eram pequenos eu fiz esses saquinhos e brincamos muito, comprei também o jogo...e também ficávamos brincando um tempão...
Depois mudamos para a rua Esmael Dias.....aí foi muito melhor, em termos de brincadeiras de rua, pois tinha muito mais crianças, então a folia era maior.....
Na rua Esmael Dias, brincávamos de "queimada", "rei da rua", "lencinho atrás","peteca", "frente atrás","empinar papagaio",e uma brincadeira que não lembro o nome, mas que era assim.....duas crianças ficavam fazendo uma especie de túnel, e combinavam entre si o que elas seriam.....nome de frutas...nome de carros...e assim por diante.....então as outras crianças formavam uma fila e iam passando por baixo desse túnel cantando...."passa, passa tres vezes a última que ficar, tem mulher e filho que me custa sustentar".a criança que estava na hora em que falávamos a palavra sustentar, era presa...e tinha que escolher o nome da fruta ou carro....então ficava atrás do dono da fruta ou carro.....mas falávamos bem baixinho, para as outras crianças não escutarem.....
A brincadeira de "sela", era só para os meninos.... machismo puro.... mas nós não queríamos nem saber, brincávamos também.....eu lembro que na nossa rua morava uma menininha chamada Lídia, que quis brincar também....e na hora em que falávamos "um bife e uma batata", colocando uma mão fechada e outra aberta nas costa do "burrinho", a Lídia achou que era para falar a comida que mais gostava e não teve dúvida...e falou;....." galinha assada"...essa galinha assada virou gozação na rua....vira e mexe..ó nós falando..."galinha assada"...rsrsrsrsrsrsrs..
Naquele tempo em todas as calçadas em frente das casas, tinha um buraco com uma tampa de ferro...acho que era da sabesp...não sei bem ao certo...o que sei era que juntávamos um montão de tampinha e ficávamos na guia e tentávamos fazer com que a tampinha caísse dentro do buraco....que gritaria fazíamos quando brincávamos assim......e quando saíamos procurando maço de cigarro vazio para fazermos cintos?...nossa era uma maravilha, pois disputávamos quem conseguia fazer o cinto mais bonito.....
Nós as meninas, vivíamos brincando de casinha e boneca, e eu lembro que a última boneca que ganhei, tinha 13 anos e a Dalva 14...e brincávamos mesmo.....
E o esconde-esconde então...que maravilha.....fazíamos uma roda bem grande, e no centro dessa roda ficava uma criança, então nós cantávamos assim...."senhora dona sangia, coberta de ouro e prata, descubra seu rosto queremos ver sua cara"....aí a criança que estava na roda respondia..." que anjos são estes, que vivem rodeando...de noite de dia, padre nosso ave maria." e respondía mos............" somos filhos do conde, bisneto de visconde, seu rei mandou dizer para todos se esconder"...então a criança que estava no meio na roda contava até 10 , com os olhos fechados, enquanto saíamos correndo para esconder-nos........
Tudo isso sem contar a corda né?era outra gostozura......saíamos correndo para entrar e pular...então cantávamos assim......"rei, capitão, soldado, ladrão, moço bonito de meu coração...1...2...3......foguinhoooooooooooooooo"....ai que saudades!uma coisa que nunca consegui fazer, foi pular duas cordas ao mesmo tempo.......que coisa difícil, credo!
Nós éramos mais ou menos em 14 meninas no pedaço...vamos ver se consigo lembrar o nome de todas.....
Marly, Lídia, Maria da Penha, Maria do Carmo, Angela Maria(esta morava na guaiauna), Leda, Sonia, outra Leda e a irmã(que moravam na vila Irma)Cuquita, e a irmã Maria Luiza,eu a Dalva, a Walquíria e a Valéria(primas da Marly, que moravam na guaiauna também), Rosa Maria, a Nádia e irmã...( lindas, lindas...e que descobrimos mais tarde , que o avo delas era primo distante do meu pai).....tem mais meninas, mas não consigo lembrar o nome....então o que fazíamos.....dávamos as mãos e saíamos pela rua cantando...."bi, bi...sai da frente...que atrás vem muita gente"e quando víamos algum casal ou mesmo uma dona de casa, formávamos um roda enorme em torno deles e ...se fosse casal, teria que dar um beijo...e se fosse uma dona de casa, teria que recitar um versinho......rsrsrsrsrs.....e todos entravam na brincadeira numa boa.....
Nós aproveitamos nossa infância mesmo....as vezes fazíamos uma roda enorme e brincávamos de "bobinho", então jogávamos volei e o "bobinho" tinha que pegar a bola no ar e dar um lance bem forte.....eu nunca conseguia, e as meninas para poder jogar o volei numa boa, sempre me colocavam de "bobinha" rsrsrsrsrsrsrsr.....
E tudo isso sem contar, que todas as donas de casa, colocavam cadeiras na porta e ficavam conversando e olhando nossas brincadeiras.......
Mas de todas as brincadeiras da minha infância , a única que marcou e minha vidinha infantil e que todos da família lembram, foi o "pomponeta"...eu perturbava todos para brincar comigo...era assim....as pessoas fechavam as mãos e eu fechava uma mão e com a outra ia batendo nas mãos das pessoas e cantando...." pomponeta...peta..peta...peta..perruge...pomponeta,..peta..peta...peta..pe...clim!"...aí a pessoa teria que colocar a mão em que bati por última quando a música acabava, atrás das costas......era realmente uma bobeira, mas eu adorava brincar assim...e perturbava todos para brincar comigo....e quando meus filhos eram pequenos, ainda enchia o saquinhos deles para eles brincarem de pomponeta comigo....rsrsrsrsrs...ô dó!...rsrsrsrsrsrsr...
Infância pura, infância gostosa.....pena que nossas crianças não possam mais brincar com a liberdade que eu e as pessoas da minha geração brincamos.....

Um comentário:

Mariza Regina de Souza disse...

ah, olha só, você acredita que meu pai me chamava de pomponeta por causa dessa brincadeira... agora há pouco estava me lembrando disso e resolvi procurar a palavra "pomponeta" prá ver se existia, foi aí que achei seu post. Um abraço
Mariza