segunda-feira, 2 de junho de 2008

A escada

Relembrando minha infância lá na Leopoldo Machado, peguei-me rindo, pois até a escada do sobradinho tem suas estórias.Duas delas são tragicômicas, e por mais que eu tente não consigo...caio na risada....e fico pensando na minha mãe....mulher de raça, forte.....acho que, se eu estivesse no lugar dela, teria surtado......
Vamos lá, colocarei as tragicomicas em primeiro lugar....rsrsrsrsrsr
1-Um dia estávamos assistindo o filme Rin tin tin com nossos amiguinhos, quando a bóia da caixa d'água quebrou, com isso toda a água da caixa, caiu escada abaixo parecendo uma cachoeira ...nós gritamos para minha mãe ver o que estava acontecendo....... quando ela viu o estrago, ficou paralizada feito boba olhando a água correndo.......
O Orestes, amigo do meu irmão Jose Carlos, não teve dúvidas, subiu a escada e depois desceu sentado, escorregando com a água......ah! não deu outra, olha a criançada escorregando escada abaixo na maior bagunça e gritando de felicidade, com a brincadeira inventada pelo Orestes.....
Fico só imaginando o estado mental da minha mãe naquele dia, pois álém dos 4 filhos gritando, tinha mais ou menos mais uns 5 "anjinhos" a bagunçar..... sem contar a molhadeira que ela teria que limpar, e o encanador que ela teria que pagar.....rsrsrsrsrs.....ô dó!
2-Eu tinha muito medo do piano que meu pai alugava e evitava olhar para ele.....
Um dia como sempre acontecia fomos dormir cedo, lá pelas 8:30 da noite.....mas sei lá o porque tive muita sede, e minha mãe dizendo que eu já era quase uma mocinha, podia muito bem ir sozinha até a cozinha beber a água.....então armei-me de toda a coragem disponível no momento e fui, mas quando estava na metada da escada, me vi cara a cara com o bendito piano....simplesmente entrei em pânico e não conseguia sair do lugar...e...gritei....gritei..apavorada, e o pavor foi tão grande que me urinei toda., minha mãe precisou me dar uns tapas para eu poder acalmar-me......mas no dia seguinte ela deu um ultimato no meu pai...ele tinha que se desfazer do piano..... com isso meu pai comprou o nosso Fritz Double.
2-Meu pai era militar, por isso ele trabalhava por escala...não sei se este é o termo certo....as vezes ele ficava por um bom período trabalhando até tarde da noite, por isso fícavamos sem vê-lo, pois nós dormíamos bem cedo e quando ele chegava já estávamos ferrados no sono.
Uma noite quando estávamos indo dormir escutamos a porta da sala abrir...meu irmão Dário pulou da cama e foi gritando todo feliz...é o papai...é o papai....quando ele foi descer a escada, tropeçou e foi rolando....chegando lá embaixo desmaiado.
Meu pai então pegou o Darinho no colo e colocou-o em cima da mesa da copa, e chorando dizia.......matei meu filho....por minha culpa meu filho morreu.....nossa, foi o maior chororô aquela noite....mas graças a Deus, o Dário saiu dessa sem nenhum arranhão.....foi só o susto mesmo....

Um comentário:

Angela Burns disse...

Querida amiga Juju
Adoro ler as suas histórias. Elas me transportam para um lugar delicioso: minha infância!
Gosto desta em especial, porque me lembra de duas pessoas muito queridas: como seu irmão, meu pai chamava-se Dario = Darinho e tinha um irmão chamado Orestes.
Parabéns, amiga! Obrigada por compartilhar suas lembranças, de maneira tão agradável...