domingo, 1 de junho de 2008

Jânio Quadros....o dia do atropelamento.

Assistindo a propaganda política obrigatória, voltei no tempo e lembrei da campanha eleitoral para presidente , onde o Prefeito de São Paulo o Janio Quadros, era canditado.
Não sei se foi nessa eleição, ou na seguinte, que meu pai também saiu candidato, mas a Deputado Estadual, pelo Partido Republicano...PR.
Minha casa virou uma loucura, com os correligionários e os cabos eleitorais...lembro que saíamos colocando cartazes nos postes da cidade...nossa era uma folia total,......... mas meu pai não conseguiu se eleger, ficando como Suplente.
O símbolo da campanha do Jânio Quadros era uma vassoura, tinha até um jingle, que era assim.....
"varre,varre vassourinha
varre,varre a bandalheira...
que o povo está cansado...
de sofrer dessa maneira.
Janio Quadros é a esperança,
desse povo abandonado...."
Os cabos eleitorais visitavam os bairros na " Caravana da Liberdade", distribuindo brindes...eram flâmulas com a foto do Janio e da vassoura,.....tinha também um broche com o formato de uma vassoura em dourado...
Nessa época, a rua Omachá estava sendo asfaltada, então o trator passava nivelando a rua, e com isso formava montes de terra vermelha nas laterais....
Um dia a "Caravana da Liberdade" foi no nosso bairro, tocando o jingle no último volume e soltando fogos.....ah! foi a conta, a criançada toda do pedaço, saiu correndo atrás do carro para conseguir os brindes....e nós para não fugir da folia, estávamos no meio.
Meu irmão Jose Carlos, saiu correndo na frente, subiu em um monte de terra e ficou esticando o braço para pegar uma flâmula, quando escorregou e caiu, com isso ele foi atropelado.
A criançada então começou a gritar., eu e a Dalva saímos correndo gritando, entramos com tudo em casa dizendo para a minha mãe que o carro tinha passado por cima do Zezinho.Minha mãe que estava fazendo o almoço, largou tudo e saiu correndo....quando ela chegou e viu meu irmão caido desmaiado e todo sujo de terra vermelha, achou que ele estava morto, e na hora desmaiou e teve uma forte hemorragia.
Foi uma loucura total, uns vizinhos levaram minha mãe desmaida para a casa mais próxima, enquanto isso os homens pegaram meu irmão colocaram no carro e sairam em disparda para o hospital.
A Dalva, eu e o Dário parecíamos porquinhos no matadouro de tanto que berrávamos assustados.
Quando minha mãe voltou a si, lembrou do fogão, mas já era tarde demais, pois a comida estava torrada e a fumaça tomava conta da casa.
Naquela época, não se tinha telefones nem celulares disponiveis, o posto telefônico mais próximo ficava no largo da Penha,........ e como avisar meu pai e saber notícias do meu irmão?
Minha casa virou ponto de romaria, pois todos os vizinhos entravam e saiam procurando e dando notícias...umas mais desencontradas que a outra.
Fico só imaginando o desespero da minha mãe, sem noticias do filho.
Quando meu pai chegou e viu o tumulto na casa dele e soube do acontecido , enlouqueceu......nunca vi meu pai tão bravo e tão nervoso na minha vida, ele ficou possesso....lá pelas 8 horas da noite, trouxeram meu irmão com o braço engessado.
Meus pais quando viram o filho são e salvo, choraram feito crianças.
O sr.Janio Quadros foi eleito, e a peraltice do Zezinho, com suas consequencias, ficou na estória da famíilia.

3 comentários:

Koinha disse...

Oi Juju!
Entrei para marcar presença, estou que apressada mas vim atender ao seu convite de visitar seu blog, já coloquei nos favoritos e depois entrarei com calma para ler suas textos!!
A principio amei!!
beijão e tava com saudades!!!

Unknown disse...

Cada vez me assusto com tanta sapiência de uma mulher: escritora, artista plástica, artesã, mãe, esposa, amiga; enfim, vc é UMA MULHER MARAVILHA!
Gostaria de ter brincado na cachoeira da escada do texto acima!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...
Eita dó da sua mãe e do seu pai!
Coitado do piano, tbm!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Beijos!
Parabéns!

Unknown disse...

Nossa, Jujú, como deve ser bom ter na memória tantas histórias...é muito gostoso ler seus relatos, e que infância rica em peraltices, causos!!! Me lembrei tb/ dos símbolos da campanha do JQuadros, meu pai sempre foi "janista"...vc. me fez voltar ao passado...abraços e continue colocando suas histórias pra gente se deliciar, bjcas e até qualquer dia!