sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Anos dourados

Meus irmãos dizem que sou saudosista ao extremo, mas como não ser, se nasci e fui criada nos "anos dourados"?....época de encanto e magia, onde certos valores, festas e tradições eram respeitados.......
Esta noite,depois de um dia tranquilo, deitada na minha cama, escutando o ressonar do kaka, voltei mais uma vez no tempo....e lembrei dos valores que se perderam no tempo......
Lembrei que era costume e dever das crianças beijar as mãos e pedirem a benção dos pais, tios, padrinhos e avós......e que estes colocavam as mãos nas nossas cabeças e respondiam..." que Deus a abençoe!"
Uma vez, lá em Lorena entrei correndo na casa da minha tia Mariúcha e não pedi a benção do meu tio-avô Iberaldo...homem grandão, gordo, bem branco e com uma voz de trovão que assustava....nossa! como ele ficou bravo,ele sentiu-se ofendidíssimo pela falta de respeito, e a partir daquele dia por castigo, todo a vez que eu o via, era obrigada a pedir a benção pra ele ajoelhada...exagero? pode até ser...mas este era o costume da época....os mais velhos não passavam as mãos nas nossas cabeças quando cometíamos alguma falha...éramos repreendidos mesmo...e com isso todos os da minha geração tiveram uma educação sólida.....
E fiquei pensando também nas festas e dias santos, como era diferente as comemorações naquela época....
Lembro que no natal, quase todas as famílias, armavam presépios, uns grandes outros pequenos....mas todas as casas tinham o seu presépio e sempre as portas dessas casas ficavam abertas para a visitação.....eu e a Dalva, quando íamos para a escola nessa época entrávamos em todas essas casas...e ficávamos olhando..... tinha uma casa em especial, que ficava no final da rua Caquito, que era uma maravilha...tinha trenzinho dando voltas em todo o presépio, tinha um riozinho que se movimentava , um homem que socava um pilão...isso no ritmo das águas.....nossa era lindo demais.....e sempre que ficávamos olhando, antes de sair rezávamos uma Ave-Maria........pena que essa tradição tenha acabado.....quando chegava o dia 24 de dezembro a meia noite, assistíamos a missa do galo...e íamos dormir, na esperança que o bom velhinho deixasse nossos presentes debaixo da árvore de natal....árvore , que tinha um monte de velinhas e que minha mãe acendia um pouquinho antes da meia noite..... dizia ela, que era para iluminar o caminho do menino Jesus...assim Ele viria abençoar a nossa casa.....meu Deus! quanta devoção, quanto romantismo.......que saudades!
E a sexta-feira da paixão então?no rádio não se tocava músicas normais...era só músicas clássicas, os santos das igrejas eram revestidos com um pano roxo...isso graças a Deus ainda continua sendo feito.....minha mãe assim como todas as donas de casa, não fazia carnes neste dia...ou era bacalhau ou sardinha.....algumas pessoas e minha mãe estava incluída , não varriam a casa...em sinal de respeito...as tres horas da tarde, rezávamos e minha mãe sempre chorava.....naquele tempo se respeitava a sexta-feira santa....e no sábado de aleluia ao meio dia...era aquela correria para malhar o judas....todas as crianças tinham seu pedaço de pau, geralmente um cabo de vassoura, e saíamos em grupo a cata de um judas pendurado nos postes das ruas e malhávamos sem dó nem piedade....saíamos felizes da vida...pois tínhamos cumprido nossa missão...rsrsrsrsr...chegava o domingo de páscoa...nossa, que correria pela casa, para descobrir o ninho do coelho.....isso eu fiz por muitos anos com meus meninos...tentei passar para eles, todos os valores que meus pais transmitiram aos filhos......
E o dia 27 de setembro? dia de São Gosme e São Damião...nossa, era outro dia de festa total.....as freiras faziam sorteios de brinquedos para nós..um dia ganhei um palhacinho de pano...só a cabeça era de porcelana....uma graça!.....e quando saíamos da escola íamos de casa em casa , recebendo doces....as vezes formava uma fila enorme diante de determinada casa e nós alí firmes, esperando os doces...que alegria......Quando meus filhos eram pequenos , na nossa rua só tinha eles de crianças, mas mesmo assim uma vizinha, a dona Terezinha, montava uma senhora mesa de doces para os tres...era até engraçado, pois tinha tanto doce que eles não conseguiam comer....e sempre sobrava quase tudo....meus meninos graças a dona Terezinha comemoraram o dia dos santinho protetores das crianças.....
Se eu fosse escrever todas as festas, valores e tradições que ficaram esquecidos, ficaria escrevendo...escrevendo...
escrevendo.....uma pena.....pois tenho certeza de que toda a violencia atual nada mais é que a falta dos valores perdidos no tempço....

6 comentários:

Unknown disse...

Minha irmã querida,
Sou viciada no seu blog....amoooo...mas raramente faco comentários....até pq. é muita emocão.....mas hj quero te dizer que gostaria mesmo de ter uma memória tão boa quanto a sua....nossa viajo no tempo....e me recordo item por item do que vc escreve.....é muito bom ter uma irmã escritora....como na propaganda....isso não tem preco!!!.bjs......te amooooooooooo

VIVA A VIDA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Jujú, minha doce amiga...li tudo...e viajei no tempo pois, lembrei de muitas coisas vividas lá..."em priscas eras" kkkkkk. Que delícia, imaginar suas experiências...PARABÉNS, é gratificante relembrar nossa infância, a distante adolescência..tudo mudou tanto não é...os valores se perderam...Bjins, Deus te proteja!

VIVA A VIDA disse...

Gôsto de relembrar um tempo tão valorozo: respeito, educação, tradição e união... Aqui, o presépio ainda é montado, mas também não se compara com os presépios que o meu saudoso tio montava.

PARABÉNS, JUREMA PELO "TÚNEL DO TEMPO"
Moro perto de Lorena, uai!

Unknown disse...

Juju asino embaixo toda essa violencia são mesmo ausencia de valores perdidas no tempo e como isto faz falta nos dias de hoje .
Amiga hoje me emocionei ao ler seu texto voltei la atras no Natal tudo era festa era a epoca que meu pai comprava para gente o sapato novocomo ele era anciosamente esperado !!!!!!Aqui em Pira tinha a mesma tradição de visitar os presepios particulares O do sr Provensano igualzinho a seu descrito enfeitava a R Boa Morte . Da Semana SAnta então como era importante eu morava no lado da Catedral e tambem participava de tudo AH AHHHHH a Pascoa como Tmbem era esperada Fazer os ninhos colocando cenouras como é bom relembrar eu ficava meio brava pois meu pai com muitos filhos 7 ñ tinha condição de dar ovos grandes então mamãe cozinhava ovos e embrulhava-os com papel de seda para aumentar a quantidade de ovos igualzinho a hoje ñ? Obrigada querida por neste final de sabado vc me proporcinar tão ricas lembranças Abrsssssss Therezinha.

Vitezi + Renovada disse...

Olá!Mãe orkuteira e miguxa virtual..sabe...é a a1ª vez que entro em um "blog"...por isso nem sei se estou fazendo a coisa certa..adorei todas suas "hastóriaas" a quem eu preiro chamrar "crõnicas da juju" como já havia comentado lá no "batendo o ponto. E veja com é incrível :vc, realmente estava escrevendo-as. Deus te abençoe..eu tb. adoro escrever...sou mais de versos vou colocar um texto meulá no "repondedndo com scraps" adorei tudo...mas como prcisava comentar...escolhi este...adoreiiiiiiiiiixaa