sábado, 6 de setembro de 2008

Superstições

Hoje na hora do meu banho, notei um pontinho branco na minha unha...esfreguei, esfreguei, mas não saiu...aí fiquei olhando o pontinho branco e para não perder o costume, viajei para o passado......
Lembrei que quando eu era criança, esses pontinhos brancos significavam....presente a vista......rsrsrsr...que felicidade quando aparecia um nas unhas....eu pelo menos, ficava impaciente para que a unha crescesse logo e assim o presente "aparecer"...enquanto isso não acontecia ficava imaginando o que iria ganhar e quem iria me dar......
Esse tipo de superstição não foi o único que nós as crianças acreditávamos...
Como minha mente viaja mesmo...lembrei da loira que ficava nos banheiros com uma lâmina gilete para cortar nossos pescoços......meu Deus! que medo eu tinha de ir para a escola.....um dia estava morrendo de vontade de ir no banheiro, mas e o medo? então fui conversar com a minha professora, a irmã Jacinta.....e contei do meu medo....ela então me deu a maior bronca dizendo que no nosso colégio a loira nunca iria entrar, pois ali era um colégio cristão...a partir daí fiquei mais sossegada, mas fui conversar seriamente com a mãe da minha amiguinha cuquita, pedindo a ela, para colocar a cuquita no colégio que eu estudava,pois alí não teria perigo da loira querer pegá-la....a cuquita estudava na escola estadual...rsrsrsrsr....ô dó!
Quando eu tinha meus 13 para 14 anos, fomos passar as férias de julho na casa da minha tia Mariúcha...lá em Lorena.....num sábado, meu primo Carlinhos foi no cinema assistir um filme sobre o conde Drácula....... o tempo passava e nada do Carlinhos voltar para casa.....minha tia ficando muito preocupada, pediu ao meu tio Chico ir ver o que estava acontecendo...e não deu outra.....os rapazes que moravam depois do cemitério de Lorena, não tinham coragem de ir para casa e estavam todos na praça, e meu primo em solidariedade estava junto com os amigos....o que meu tio fez então...levou os rapazes para dormir la na casa dele...a casa ficou lotada de rapazes.....mas mesmo assim a praça de Lorena teve muitos hóspedes aquela noite...rsrsrsrs......
Talvez porque o filme fosse muito violento e fez muito sucesso....começou a correr o boato que tinha um vampiro na Penha.....aí o negócio ficou feio, pois eu morria de medo.....eu implorava para minha irmã deixar eu dormir com ela..e...nada....então não tive dúvidas, peguei uma faca e risquei uma cruz na cabeceira da minha cama e dormia com uma cabeça de alho embaixo do meu travesseiro......
O tempo passou, casei, e quando fui morar em Florianópolis meu pai perguntou se eu iria querer uma cama de solteiro...eu mais que depressa aceitei, pois pensei no Ricardo que estava crescendo....quando a cama chegou, comecei a rir, pois era a minha cama, com a cruz riscada na cabeceira.......mais uma vez o tempo voou e um dia meu filho Raul chegou em casa chorando dizendo que não iria mais para a escola., eu preocupada perguntei o porque...e ele entre soluços disse que o amiguinho dele viu uma loira no banheiro e que ela correu atrás dele com uma gilete nas mãos.....rsrsrsrsrsrsrsr....
até convencer o menino que a loira não existia, levou um bom tempo.....
Fico pensando...o tempo passa e a loira do banheiro continua firme assustando as crianças nas escolas.....e ela é tão real e famosa, que até no livro do Harry Potter tem a menina fantasma que fica no banheiro.....rsrsrsrsrsr.....
O tempo pode até passar,mas as superstições ficam no imaginário popular.

Um comentário:

Unknown disse...

Só agora li seu texto meu final de semana foi agitado aniversario do maridão e de uma das minhas filha reunião de familia comilança vc já viu ñ du tempo para nada . Supertição medo de dormir sozinha foram situações presentes tbm na minha infancia esta loira no banheiro ja deve ter quase 100anos néeeeeee rsrsrsrsr gostei muito do texto como sempre querida Abrssssssss Therezinha.