sábado, 13 de setembro de 2008

Minha tia Chiquita

Hoje está caindo uma chuvinha gostosa aqui em São Paulo, e como é sábado e minha casa está em dia, fiquei um pouco mais na cama....e naquela madorna boa....fiquei relembrando dos meus tios-avós por parte do meu pai.....todos moravam no vale do paraíba, então quando íamos passar nossas férias em Lorena...tínhamos contato e, muitas vezes eles ficavam em minha casa quando vinham para São Paulo.
Minha vó Risoleta tinha 5 irmãos....o mais velho o tio Iberaldo, o tio Etulen, o tio Zizinho, o tio Cicinho e a minha tia Chiquita...todos eles eram bem brancos , altos e quase todos loiros....sim, porque minha Chiquita tinha os cabelos bem negros.....acho que ela tingia....
Mas dos 5, a que mais se destacou para mim, foi minha tia Chiquita......professora aposentada e viúva sem filhos, vira e mexe ia passar uma temporada conosco....ela era uma senhorinha a parte....gabava-se de receber a pensão da guerra do Paraguai....acho que o pai dela ou avô foi herói dessa guerra...não sei ao certo qual deles foi...e por isso a tia Chiquita recebia esta pensão........
Mulher asseiadíssima, suas roupas íntimas, que ela mesmo fazia, cheiravam a perfume......muito branca com aqueles cabelos negros, ela se destacava pelos seios enormes....eu ficava maravilhada de ver como eram grandes....ela também tinha um dom especial.....sabia interpretar sonhos, e com isso vivia ganhando no jogo do bicho..rsrsrsrsrsrsrs...mas os seios....que grandes!
Na rua Pedro Alegretti, quase esquina com a rua Leopoldo Machado , tinha uma cabeleireira e esta senhora fazia aquelas balas de coco, a famosa bala de noiva......eu adorava comer...um dia pedi dinheiro pra minha mãe e fui comprar, como a tia Chiquita estava passando uma temporada conosco, dei umas duas balas para ela...e...ela adorou...com isso vira e mexe...ó a Jurema indo comprar bala com o dinheiro da tia Chiquita......
Um dia a tia Chiquita mandou eu ir comprar dois pacotinhos de balas....deu uma pra nós e ficou com o outro para ela...e toca a comer....e por isso ficou meia ruim ....minha mãe no dia seguinte foi com a Dalva na rua Oriente e eu fiquei em casa fazendo companhia pra minha tia....e ela piorando...eu deveria ter meus 8 para 9 anos......então ela pediu que eu fosse comprar erva-doce na venda para fazer um chazinho...eu prontamente fui....mas peguei cominho ao invés da erva-doce...cheguei em casa e a pedido dela, fui fazer o chá.....ela bebeu e.....piorou terrivelmente......ela vomitava e tinha desinteria......eu fiquei apavorada...pois minha mãe não estava em casa... e sem ninguém pra acudir a minha tia...comecei a ajudá-la a tirar a roupa suja.....foi quando eu vi......os famosos seios dela......rsrsrsrsrsrs.....ô dó!...os seios dela eram de tamanho normal....só que ela por não confiar em banco e com medo de ser roubada , o que fazia....ela própria confeccionava o seu soutien e na parte entre o bojo e o tecido, minha tia fazia dos dois lados uma espécie de bolso....assim todos pensavam que ela tinha seios enormes........e ela ficava protegendo seu rico dinheirinho 24 horas por dia......fiquei proibida por ela de comentar o assunto...mas quando minha mãe chegou corri pra ela contando bem alto o que eu tinha descoberto.....minha tia ficou muito brava comigo, primeiro porque pelo que ela disse pra minha mãe, quase a matei e depois por eu ter contado em altíssimo tom de voz o grande segredo dela.......assim que ela melhorou ela voltou para sua casa lá em cruzeiro....tempos depois nós fomos visitá-la e tudo foi esquecido....só não esqueci o cheirinho bom que ela tinha e, a casa maravilhosa da minha tia....casa bem antiga com o teto muito alto e aqueles móveis coloniais todos entalhados...as camas eram tão altas que para subirmos nelas, tinha uma espécie de banquinho....e os colchões? eram de penas de ganso ou pato...não sei ao certo, eu só sei, que conforme deitávamos os colchões afundavam de tão macios....nossa que saudades!
Fico pensando que eu e meus irmãos fomos privilegiados, pois conhecemos quase todos os nossos parentes e tivemos uma convivência tranqüila...pelo menos com o pessoal do vale do paraíba foi uma convivência muito boa mesmo.......a família da minha mãe ficava muito distante, pois eles moravam no sul.....meus tios também eram maravilhosos, mas não tivemos tanta convivência como com os parentes do meu pai......
Saudades, dos que já estão em outra dimensão....a tia Chiquita, o tio Chico, a tia Mariúcha, meu primo Carlinhos, tio Iberaldo, tio Zizinho, tio Cicinho...saudades.....
saudades mesmo.......passei meus melhores anos de vida ao lado de voces.....se eu pudesse daria um senhor beijo em cada um , assim bem apertado e com aquele senhor abraço.......

Um comentário:

Unknown disse...

Juju como foi bonita sua infancia querida !!!!!!! Eu tambem tive muitos previlegios como vc . Passar as ferias na casa da vó Zica em Dois Corregos como era gostoso . Ela morava na frente da praça e o serviço da radio era transmitido atraves dos autofalantes da praça melembro ainda das musicas que tocavamai que saudades .Que dizer então qdo tio Joãozinho nos levava para a fazenda eu adorava a comida da tia Herminia feita com banha de porco hoje nem pensar ñ!!!!!!!! Minhas ferias em Dois Corregos estavam esquecidas no meu subconsciente e hoje vc me fez relembrar tudo estou indo dormir contente obrigada querida. Bom domingo a vc e aos seus abrsssss Therezinha.