terça-feira, 19 de agosto de 2008

Jurema.....sobrenome?...furacão

Bem em frente ao nosso sobradinho, morava uma vizinha que carinhosamente tratávamos de vó Maria....talvez por ela ser uma das primeiras proprietárias da rua, o terreno da sua casa era enorme....e nele moravam....ela na casa da frente, logo a seguir a casa da sua filha, a dona Miúda e nos fundos tinha mais uma casa enorme , que a vó Maria alugava.......mas a casa propriamente dita da vó Maria era pequena, e ela vivia ali com seus dois netos, o Doro e a Alaíde....
Eu adorava ir brincar lá, e todas as vezes que isso acontecia, a Alaíde fazia doce de açúcar queimado.....ela derretia o açúcar em uma panelinha e depois jogava encima da pia, que já estava previamente untada com manteiga.....eu deveria ter uns 6 ou 7 anos nessa época....
A cozinha da vó Maria era minúscula, e ela sempre tinha encima da pia uma tina de barro com água potável.....um dia fui brincar lá e não tinha ninguém.....naquele tempo era comum deixar a porta só encostada....então o que fiz eu? oras,entrei e fiquei bisbilhotando toda a cozinha, pensando que talvez encontrasse um pouco do doce , que a Alaíde tinha feito no dia anterior....procurei, procurei e nada....aí tive uma luz... o doce poderia estar encima da pia....peguei então uma cadeira e fui mexer por lá...e mexe daqui, mexe dali,.e a tina de barro cai no chão...e se espatifa todo, espalhando água por todos os lados....apavorada, coloquei a cadeira no lugar e, pernas pra quem te quer.....saí numa carreira só....e fui brincar na casa de um menino que morava acima da casa do seu Fernando.....
Este menino era filho único.. e como ele ficava o tempo todo sozinho , quando eu aparecia por lá, a mãe dele ficava feliz ...com isso eu aproveitava pra me esbaldar brincando com um brinquedo interessantíssimo que ele tinha ...era um conjunto com vários moldes dos personagens do Walt Disney , a mãe desse menino que não lembro o nome, fazia uma porção de gesso, e nós ficávamos entretidos colocando nos moldes para uns 10 minutos depois retirar os bonequinhos....depois a mãe dele deixava a gente pintar com guache.....uma delícia.....
Mas aquele dia eu estava elétrica, pois já tinha aprontado e não tive paciência para fazer os lindos moldes...nisso, vi na varanda da casa do menino, uma cadeira de balanço....pronto...descobri a pólvora, sentei na bendita cadeira, e toca a balançar, e cada vez mais rápido...do jeitinho que eu estava....a mil......e balança que te balança...e vai, e vai, e vai...até que....a cadeira virou e eu cai...bati a testa no chão e a balança por cima de mim..a partir daí foi um chororô só....chorava o menino assustado, chorava eu de dor, pois no ato da queda fez um senhor galo na minha testa., e chorava a mulher....talvez de arrependimento de ter deixado eu entrar na casa dela...rsrsrsrsrsrs.....ô dó!
A mulher me pegou no colo e me levou pra minha mãe....que fez uma compressa de gelo, me deu uma bronca e não me deixou dormir.......to quietinha, assistindo desenho..... e quem aparece em casa? a vó Maria....pois ela ficou sabendo da queda, e foi ver como eu estava...eu? na minha....quietinha......
conversa vai, conversa vem....olha a vó Maria se queixando com a minha mãe,que entrou um gato na casa dela fez a maior bagunça na cozinha, e ainda quebrou a tina da água....mas ela falava pra minha mãe, olhando diretamente pra mim...rsrsrsrsrsrsr....eu? saí de fininho...não esperei pra ouvir o resto da estória, pois eu tinha certeza que se eu ficasse por alí....tudo terminaria numas belas chineladas.......
Realmente não lembro o que aconteceu logo a seguir...acho que ficou por isso mesmo.,....mas de uma coisa eu tenho certeza....toda a vez que eu ia brincar com o menino, ou ele estava dormindo, ou ele ia sair com a mãe......rsrsrsrsrsr
Hoje em dia fico pensando cá com meus botões.....o que seria de mim , se um dos meus meninos fosse a metade do que eu fui......meus Deus! acho que pediria demisão do cargo de mãe....pois pelo que me lembro, eu não fui uma criança normal....eu fui o próprio furacão.......

Um comentário:

Unknown disse...

Ai JUju este texto foi o maximo querida é verdade mesmo com filhos deste porte hoje é só pedindo aposentadoria de MÂE.Parabensss Continue me deliciando com os mesmos . VC está boa néeeeeee ?????????. Boa noite abrsssssss Therezinha.