sexta-feira, 22 de agosto de 2008

As gazeteiras

Eu e meus irmãos, entramos para a escola com seis anos de idade.....fizemos o prezinho, para depois entrar no primeiro ano primário.
Quando a Dalva entrou na escola, minha mãe levou-a durante um mes e depois, era meu irmão Jose Carlos que a levava...
Aí chegou a minha vez, e eu dei trabalho.....pois na minha cabecinha infantil achava que nunca mais iria ver a minha mãe, como eu era hiper agarrada a ela, não tinha jeito...chorava, chorava e chorava.....e foi assim durante um bom tempo, até que minha professora não aguentando mais tanto chororo, fez uma troca de alunas com outra professora, a irmã Bernadete....pronto! aí fiquei em paz.....com isso minha mãe deixou de levar-nos à escola e o meu irmã Jose Carlos voltou a sua antiga posição...companheiro das irmãs na ida ao colégio......
Quando entrei para o primeiro ano primário, eu e a Dalva depois de algum tempo, passamos a ir sozinhas.Minha mãe ensinou-nos um montão de regras básicas, e como naquele tempo não havia tanta maldade como hoje em dia....minha mãe ficava despreocupada em casa.....
Naquele tempo tínhamos aulas aos sábados....esse era o dia em que tínhamos aulas de canto, religião, artes manuais...era um dia light.....e nesse dia também, minha mãe fazia faxina na copa e na cozinha......
A Dalva,leitora assídua de gibis, principalmente da Luluzinha, um dia teve uma brilhante idéia......fazermos uma gazeta....pois ela pensou....será que na nossa escola também tinha o famoso caça gazeteiros igual ao gibi de luluzinha? Grande Dalva, mentora das brincadeiras mais geniais e das artes mais cabeludas...rsrsrsrsrsrsrs..
E assim pensando, ela bolou para o dia de sábado a nossa gazeta escolar....tudo bem planejadinho na cabeça dela , ela guardou segredo, ficando na dela.....e assim chegou o grande dia.....quando estávamos na metade do caminho, ela me perguntou , se eu gostaria de ir brincar no clube esportivo da Penha...oras, era a mesma coisa de perguntar se a abelhinha queria flor, para tirar seu néctar e assim confeccionar o mel mais puro.....rsrsrsrs...no ato aceitei a idéia, e lá fomos nós, felizes da vida...eu já estava até vendo mentalmente qual o brinquedo que iria primeiro......mas fomos barradas na porta.....impossível entrar sem a companhia de um adulto....totalmente tristes voltamos, e quando chegamos na porta da escola, esta já estava fechada...e agora o que fazer?. A Dalva não tinha pensado na possibilidade de algo dar errado......então ficamos andando a esmo pelo centro da Penha, entrando nas lojas de brinquedos , saindo...entrando nos bares pra ir no banheiro, saindo....até que cansadas, voltamos para casa......isso deveria ser umas 3 horas da tarde......
Quando chegamos em casa, minha mãe, juntamente com a ajudante dela, estavam em plena faxina na copa e escutando um rádio-teatro.....acho que era assim que se chamava......
Minha mãe, na hora que nos viu, começou a fazer um montão de perguntas...porque voltaram antes da hora, porque as irmãs não avisaram que sairíamos mais cedo aquele dia...e perguntava, perguntava ...e nós duas nos enrolando pra responder....até que minha mãe não ficou satisfeita com nossas resposta, trocou-se e foi no colégio......conclusão.....
aquele dia levamos umas belas chineladas...e olha o Zezinho voltando a nos levar novamente para a escola.....rsrsrsrsrsrsrsr
Só depois de alguns meses é que minha mãe teve novamente confiança em nós, e assim pudemos voltar a ir para a escola sozinhas.......
Mas nossas idas ao colégio teve vários fatos engraçados e interessantes.....pois nós éramos levadas a beça...e vira e mexe, aprontávamos algo...rsrsrsrsrs

Um comentário:

Unknown disse...

Tempo de primario traz grandes recordações para a gente´néeeeeeee Juju. Bom final de semana amiga abrss Therezinha.