domingo, 17 de agosto de 2008

Navios Negreiros

A minha mente funciona assim, uma lembrança puxa a outra......e relendo o texto que escrevi sobre a apresentação da Dalva, novamente voltei no tempo, e lembrei das festas grandiosas que a irmãs faziam ao término de cada campanha das santas missões.
As festas quando as apresentações contavam com muitos alunos , eram feitas no pátio interno, onde tinha uma gruta de Nossa Senhora de Lourdes....os pais ficavam nas galerias que rodeavam os pátios...era um empurra , empurra, pois todos queriam ver e tirar fotos de suas crianças.....
Em quase todas as festas eu e a Dalva participávamos das apresentações, ora fazendo parte do coral, ora dançando.....como quase sempre fiz parte do coral, lembro que ficávamos nas escadarias que ia para outro pátio e a professora de música ficava embaixo regendo.....o uniforme era o mesmo do dia a dia....mas impecável.......coisa que nunca acontecia comigo, pois moleca do jeito que eu era, o meu sempre ficava em desalinho....rsrsrsrsrsrsrsr
Mas quando as apresentações eram mais lights, a apresentação se dava no auditório do colégio, que na realidade era um pequeno teatro.....
De todas as apresentações que participamos 3 ficaram gravadas na minha memória.....e vou descrevê-las....
Uma vez a minha professora que não lembro o nome, ensaiou eu e mais 3 meninas a música "O homem de braço de ferro", música que estava na moda...e a nossa fantasia era uma espécie de pinguim...rsrsrsrsrsr....uma saia pregueada de cetim branco, uma blusa de tergal também branca, um fraque de cetim preto, cartola preta, uma bengala também preta e um sapato de verniz estilo boneca preto......como foi a costureira da família da professora quem fez as fantasias, as irmãs não puderam dar palpites....e chegou o grande dia da festa, nós 4 estávamos lindas e bem ensaiadinhas....mas quando a diretora a irmã Maria Clara nos viu, ficou histérica, pois as saias estavam 5 dedos acima do joelho...e ela queria porque queria desmanchar as barras, e a professora se colocou na nossa frente, dizendo que não....eu sei que foi o maior bate boca entre as duas......só conseguimos dançar, porque o vigário da Penha veio ao socorro da professora moderninha.....rsrsrsrsrsrsrsr....

A Dalva quando estava no quarto ano primário dançou o coco juntamente com mais meninas.....dança do nosso folclore.....ela ficava ensaiando lá em casa na nossa sala de jantar o tempo todo e com isso aprendi a música que era mais ou menos assim...."esta nega é do coco do estabiro biro biro.,esta nega é do coco do estabiro biro biro uá.....e olha o coco penero ê...e olha o coco penero uá...." e quando ela falava a palavra coco, elas batiam com os cocos que levavam nas mãos....ora encima , ora embaixo.....foi muito bonito mesmo......
Mas de todas as apresentações que fizemos na escola a mais bonita, a que mais marcou para mim, foi uma apresentação que a Dalva fez no Liceu Santo Afonso....
Meu pai foi uma pessoa a parte, muito sensível, adorava ler, tocar instrumentos e principalmente adorava declamar....vira e mexe olha ele declamando suas poesias preferidas para nós, e como ele declamava bonito!.....empostava a voz e ia embora, perdido nas emoções.....e a Dalva seguiu os passos dele...um dia para fazer uma surpresa para meu pai, ela ensaiou o "Navios negreiros"...e declamou lindo, lindo......aí, como tinha uma festa na escola, ela aproveitou e fez uma apresentação do poema......ela ficou em pé com o uniforme impecável no pátio superior do Liceu, enquanto os pais e alunos ficavam no pátio inferior...e ela colocou o coração e a emoção na voz ao declamar o lindo poema.....eu nesse dia fiquei com o coração explodindo dentro do peito de tão emocionada e de orgulho, e ficava cutucando todos a minha volta dizendo...ela é minha irmã...ela é minha irmã......
A Dalva outro dia disse que sou muito saudosista, mas pergunto...como não ser, se passamos por momentos tão lindos na nossa infância e juventude?
Minha irmã querida, são estes momentos lindos que levaremos para a posteridade e não posso guardar só para mim, quero que nossos filhos e netos saibam que fomos felizes.....

Um comentário:

Unknown disse...

E isto ai mesmo querida vc ñ pode guardar só para vc esses momentos lindos tem mesmo que mostrar para seus filhos netos amigos mesmo sendo virtual mais com uma grande afinidade como a minha como e bom ser feliz Parabensssssss !!!!!!
Abrssssss Therezinha.