sexta-feira, 15 de agosto de 2008

As castanholas

Parece mentira, mas quando eu era pequena, tive todas as doenças ditas infantis e, infelizmente uma atrás da outra, fui da gripe asiática até a caxumba...........só não tive a poliomielite, graças a Deus!..mas de resto, marquei ponto em todas.....hoje em dia isso não acontece mais, devido as vacinas.
Minha mãe sempre contava que quando fiquei com caxumba dos dois lados,,ela estava sem nenhuma auxiliar e para piorar, ela pegou uma gripe fortíssima ficando com pneumonia.
Como não tínhamos parentes morando em são Paulo, minha mãe era obrigada a cuidar dos filhos pequenos, da casa e do marido, mesmo doente..... a sorte dela é que a nossa vizinha de frente a vó Maria, vira e mexe ia dar uma forcinha pra ela....eu lembro que uma quarta-feira lá foi ela ardendo em febre para a feira .....lá então, conversando com uma feirante e falando da minha caxumba , esta senhora ensinou a ela passar uma pomada preta , que não sei o nome e colocar por cima uma folha de fumo, pois como disse a feirante a dor ia para a folha, porque caxumba doí e como doí.....se era científico ou não, não sei....só sei que olha a minha mãe passando a bendita pomada e depois colocando a folha de fumo no meu pescoço, para logo em seguida, amarrar uma fralda do meu irmão Dário, com o nó no alto da cabeça....rsrsrsrsrsrsrsr.....
Mas nessa mesma feira, minha mãe viu um par de castanholas e comprou para me dar de presente.....nossa, eu vibrei quando vi....e a partir daquele dia eu ficava dia e noite tocando as benditas castanholas.....
Quase no final da nossa rua com a Pedro Alegretti, morava uma família de espanhóis e, quando eu fiquei melhorzinha, fui mostrar aos meus amiguinhos que eu também tinha uma castanhola e com isso a mãe deles começou a ensinar eu e a menina , que realmente não lembro o nome, a tocar e a dançar flamengo...e ficávamos assim um bom período entretidas a brincar.....
Bem em frente da casa dos meus amiguinhos espanhóis, tinha outra família , com uma menininha de seus 4 aninhos chamada Tânia, como os pais dessa menina trabalhavam, quem cuidava dela era a avó....um dia esta senhora chamou-me para ir brincar com a netinha, e lá fui eu com minhas castanholas a tira-colo...brinquei, brinquei e vira e mexe olha eu tocando ....acho que infernizei tanto a senhora com o barulho que ela disse que a Tânia iria dormir e mandou-me embora....tudo bem, fui pra minha casa , brinquei um pouco no jardinzinho, quando me deu vontade de comer paçoquinha, pedi dinheiro pra minha mãe e fui na venda do seu Oswaldo, que ficava na esquina da pedro alegretti com a leopoldo Machado, comprei o doce , e aí resolvi dar uma volta no quarteirão, subi a pedro alegretti e ia virando a Vicentina alegretti, quando vi a Tânia de mãos dadas com um homem, quando vi os dois, fiquei realmente brava, pois a avó da menina disse que ela ia dormir e eu alí, vendo a menina passeando ... na hora fiquei injuriada e, voltei e fui reclamar para vó da Tânia....a senhora em questão na hora que eu falei, foi para dentro de casa , voltando logo em seguida com as mãos na cabeça gritando feito louca e saiu pela rua...eu não entendi nadica de nada.....mas eu lembro que foi a maior confusão, o seu Oswaldo e mais outros homens que estavam na venda correram feitos loucos gritando.....aí eu comecei a tremer, pois pensei que eu tinha aprontado alguma arte da grossa e que iria resultar numas boas chineladas.....mas qual! sem querer livrei a Tânia de um tarado....e por uns bons tempos fui hiper paparicada por esta família.....
As minhas castanholas de tanto eu tocar, um dia simplesmente sumiram.....rsrsrsrsrsrsr.......
...minha mãe não entendeu a artista que existia dentro de mim.....só escutava o barulho que eu fazia..... ô dó! rsrsrsrsrsrsrsrsrsr

Um comentário:

Unknown disse...

Oi Juju !!!!!!!!!!

Fico contente em ver vc disposta ja pronta a escrever suas memorias e enriquecer tambem a minha . Querida seus textos são demais ñ esta na hora de colecionar todos em um livro ????????Acabei de chegar de SP porisso estou atrasada com meus comentarios Abrsssss Therezinha.