terça-feira, 26 de agosto de 2008

Meus pais

Minha mãe sempre contava que, antes do meu irmão Jose Carlos nascer, ela tentou por 6 vezes ser mãe, mas infelizmente ou os bebezinhos morriam antes de completar 1 ano, ou a gravides não chegava ao final......com isso ela vivia rezando para realizar seu grande sonho......até que o Zezinho, como dizia ela...vingou.....com isso, sem querer, ela pendia mais pro lado dele...ele era o seu pequeno milagre......tudo em primeiro lugar era para ele.....e quando nós nascemos, ele sentiu-se um pouco dono de nós....principalmente da Dalva e de mim......
Quando ficamos mocinhas e íamos nos bailinhos na nossa rua...ele ficava vigiando.....e só pelo olhar que ele mandava para nós...já sabíamos que vinha bronca.....um verdadeiro tirano...rsrsrsrsrsrs
Mas o que quero contar mesmo, são as manias dos meus pais.....
Talvez pelo medo de perder-nos , eles eram hiper rigorosos na alimentação e na higiene......na minha casa existia uma fartura em frutas e alimentos ricos em vitaminas...todos os dias em nossas refeições tinha verduras cozidas e legumes...e mais de uma variedade por refeição....a minha casa era limpíssima.....e não era permitido que tivéssemos animaizinhos, meu pai leváva-nos 2 vezes ao ano, para tirar radiografia dos pulmões...nesse dia era festa....pois a casa em que ficava localizado o aparelho de raio x, era lá nas imediações do bairro higienópolis...uma mansão bem antiga, com jardins imensos e bem cuidados...eu lembro que eu e a Dalva ficávamos andando pelas ruinhas desse lindo jardim.....lembro até que uma vez fomos vestidas com uma saia xadrez tipo escocesa, com uma blusinha de cambraia branca com bordadinho na golinha redonda, meias soquetes e sapatos estilo boneca.....nossa que saudades!
Minha mãe, uma vez por semana fazia aquela faxina em nós..rsrsrsrs....geralmente era de sábado, pois ela gostava que fôssemos impecáveis para a missa no domingo.....então o que ela fazia? pegava uma bucha vegetal e esfregava nossos pescoços, depois disso passava um algodão com leite de colônia...isso ardia!....depois cortava nossas unhas e limpava por dentro...e sempre reclamava, que as minhas eram as mais sujas....ô dó!...depois vinha as orelhas...e limpa que limpa....os meninos iam para o barbeiro, cortar os cabelos, estilo americanos zero... e o Darinho sempre fazia seu escândalo a parte, com medo da máquina...e nós as meninas, era minha mãe que aparava as pontas dos nossos cabelos....nunca tivemos cabelos compridos na infância...minha mãe não deixava, pois naquela época ainda não tinha os benditos cremes rinse, e os cabelos compridos davam muito trabalho para desembaraçar......
E quando a saúde pública passava dando vacina então? naquela época a saúde pública fazia vacinação em massa...indo de casa em casa...nossa, a Jurema corria dando voltas pelo quarteirão com medo das injeções...uma vez eu e o Jomar ficamos escondidos debaixo da cama dele, pensando que com isso nos livraríamos da vacina..rsrsrs... lêdo engano...rsrsrsrsrs......
Eu lembro que já naquela época minha mãe deixava as saladas de molho no vinagre...isso lá Leopoldo Machado.......eu nunca suportei comer fígado nem salada de agrião....ui!...só de pensar fico arrepiada...até hoje não gosto mesmo....mas era obrigada a comer...nunca consegui escapar desse tormento.....
Meu pai era quem dava as infeções em nós...e infelizmente ele tinha uma mão hiper pesada..se a injeção dói....com meu pai dando, doia mais ainda.........
Minha mãe sempre misturava no nosso feijão uma colherzinha de óleo de fígado de bacalhau., nós éramos tão acostumados a isso, que uma vez acabou o vidrinho e ela não colocou....os 4 de uma vez só, pedimos o peixinho...rsrsrsrs... sentimos falta..... ô dó!.rsrsrsrsrsr...
e o cálice de biotônico fontoura? era em todas as refeições.......
Graças a Deus, tivemos uma vida tranquila nesse sentido...meus pais eram muito zelosos conosco....rigorosíssimos.....
talvez pela educação deles....eles não conseguissem demonstrar todo o amor que sentiam por nós....quer disser, em parte...pois meu pai sempre foi mais aberto nas demonstrações de carinho....mas minha mãe, talvez por ser mais contida, não era assim tão dada a demostrações de carinho...pra ela o importante era que estivéssemos bem alimentados, bem limpos e estudando em bons colégios.....rígidos...isso eles eram.....mas eu sempre agradeço por esta rigidez...pois assim eles conseguiram formar 4 pessoas para o bem.....pois graças a Deus, os 4 filhos dos meus pais deram certo.....e só posso agradecer a eles....
Pai, mãe.....obrigada mesmo pela educação que os senhores deram a nós......

Um comentário:

Unknown disse...

ito mais muito linda mesmo sua cronica de hoje amiga me fez relembrar muitos momentos da minha infancia como sempre. Parabens !!!!!!!!!Abrsssssss Therezinha.