sábado, 16 de agosto de 2008

Bom dia café!

Quando a dona Maria foi embora para Portugual, uma jovenzinha recém casada veio morar no sobradinho acima do sobradinho do Jomar., a dona Yolanda.Como todas as jovens recém casadas, a casa dela primava pela limpeza , pelos móveis novinhos e pelos bibelôs enfeitando tudo...uma lindessa!
Todos que iam na casa dela, eram obrigados a deixar os sapatos na porta de entrada e colocar uma espécie de sandálias de panos feito por ela, pois ela não admitia que o pó da rua maculasse o chão que brilhava mais que espelho. Fora essa esquisitice, ela era um amor de pessoa.Assim como minha madrinha , ela também era professora e ainda sem filhos tomou-se de amores pela minha irmã, a Dalva....pois a Dalva ao contrario da Jurema levada e bagunceira, era quietinha e hiper estudiosa.....e aonde ela ia, olha a Dalva indo também, com isso minha mãe convidou-a para ser madrinha de crisma da minha irmã, convite aceito na hora....naquele tempo, madrinha de crisma também tinha uma importância enorme, pois a crisma nada mais é que a confirmação do batismo....e quando fomos crismadas a dona Yolanda e a dona Benedita , mandaram fazer para cada uma de nós , um vestido lindíssimo....com um laçarote enorme nas costas....e fizeram aquela festa para nós duas.......
Um dia a dona Yolanda começou a ensair suas alunas para uma festa que iria ter na sua escola, e eu e a Dalva íamos na casa dela ver o ensaio.....só que teve um dia, que uma das alunas faltou e a Dalva, mesmo tímida do jeito que era, ficou no lugar da menina, e dançou tão bem, mas tão bem, que a dona Yolando colocou-a para fazer parte da dança.....e a partir daquele dia, olha a Dalva fazendo parte do ensaio......e chegou o dia da apresentação.......
A dona Yolanda até aquele dia , fez mistério a respeito da fantasia que elas iriam usar....no dia da festa, ela levou a Dalva para sua casa e vestiu-a......a Dalva ficou lindíssima...a roupa era assim......uma saia bem rodada de chita de flores coloridas, uma blusa branca de manguinha bufantes de gola mas acentuada e aberta na frente com botõezinhos forrados do mesmo tecido e na cabeça um lenço do mesmo tecido da saia e não tinha sapato...as meninas estavam descalças e com uma peneira enorme.....
Como eu gostaria de saber descrever a coreografia....mas vou tentar.....
A música era essa......" bom dia café...o café que a gente toma, e que tem o doce aroma...é o café do meu Brasil...bom dia café...verdeado ou moreno, meu cafezinho pequeno, que gostoso que voce é...bom dia café, de manhã que coisa louca delicia nossa boca, bom dia ó meu café!." e por aí afora......
As meninas juntamente com a Dalva, conforme a música ia tocando , levantavam a peneira e faziam de conta que estavam sacudindo as folhas que vinham juntamente com o café.....aí elas viravam de costas umas para as outras e formavam uma roda enorme, enquanto uma ia subindo sacudindo a peneira as outras iam descendo.....outras vezes elas colocavam a peneira na cintura e formavam outra roda dançando com as mãos na saia, mexendo as mesmas, pra lá e pra cá.....lindo...lindo....lindo!
A última vez em que estive na casa da Dalva, lá em Florianópolis, ficamos as duas tentando lembrar todos os passos da coreografia.....
O tempo passou, a dona Yolanda teve 5 filhos, mas a lembrança boa do seu amor pela Dalva ficou.......amor que fez com que ela colocasse minha irmã para dançar com suas alunas.....nunca mais vimos a dona Yolanda, pois ela voltou para sua terra, Minas Gerais....mas a imagem da jovem linda e amorosa ficou no meu coração.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi querida !!!!!!!

Programei minha ida este final de semana para ver meus filhos e participar do nosso encontro no Mercadão mais vai ficar para outra data o mais importante é que vc ja esta boa e junto com nos novamente. Seu texto de hoje me fez lembrar da minha infancia no Parque Infantil de Piracicaba quando eu me preparava para uma apresentação dançando A Linda Rosa Juvenil que saudades amiga é muito bom relembrar aqueles tempos .EStou aguardando a0 proximo abrsssss Therezinha.