terça-feira, 5 de agosto de 2008

esquerda-direita

Na esquina da rua Pedro Alegretti com a av. Amador Bueno da Veiga, existia um colégio particular, era um colégio pequeno....ia do prézinho ao quarto ano primário.
A dona dessa escola um dia foi na minha casa pedir ao meu pai a espada dele emprestado, pois ela iria fazer uma comemoração do dia 7 de setembro...meu pai prontamente emprestou.
Passaram-se uns dias, eu estava brincando tranquilamente no jardinzinho, quando escuto uma música diferente, saí no portão para ver da onde vinha aquela música, e vejo os meninos da rua correndo para a rua Pedro Alegretti, curiosa do jeito que eu era, fui atrás.
Aí vi algo que me deixou encantada.A dona do colégio colocou encima de um caminhão todo enfeitado , uma poltrona enorme de encosto bem alto mesmo e nela ficava sentado, um amiguinho meu que morava na Rua Omachá, vestido de D.Pedro e....com a espada do meu pai na cintura...logo atrás vinha uma banda.....então sob o comando do maestro a banda parava de tocar, o caminhão também parava de andar e meu amiguinho levantava da cadeira, puxava a espada gritando em plenos pulmões....."Independência ou morte"......
nossa! mesmo não entendendo o significado de tudo aquilo eu fiquei tão emocionada que chorei.....era a primeira vez na minha vida que eu via um desfile....eu só tinha 6 anos...ainda hoje, quando fecho os olhos e vejo novamente a cena, fico emocionada...lindo...lindo....lindo...

O tempo passou e quando eu estava no terceiro ano primário minha professora , a irmã Jacinta, levou-nos para o pátio do colégio colocou-nos em fila e começou a ensinar e a ensaiar uns passos.....esquerda-direita.....esquerda-direita...bate com a perna esquerda bem forte e com a direita mais devagar...esquerda-direita.....e todos o dia durante um bom tempo, olha o ensaio do esquerda-direita....
A irmã Jacinta um dia deu para nós um bilhete em papel mimeografado, onde o colégio pedia para que fosse comprado uma saia branca pregueada, um par de tênis e uma boina...e minha mãe comprou......até aí eu não tinha atinado nada, para mim era só folia, e assim foi ate´o dia em que a irmã Jacinta, disse que teríamos que estar no colégio no sábado as 8 horas da manhã com o novo uniforme .....e no sábado um pouco antes das 8, olha a Jurema toda prosa no novo uniforme....e assim fui para o meu primeiro desfile...
A formação do desfile era assim.......
Na frente ia uma menina com um uniforme maravilhoso fazendo acrobacias...a baliza....logo atrás vinha as portas-bandeira...e minha irmã Dalva, sempre carregava a bandeira do Brasil....linda, que orgulho!....depois vinha as bicicletas enfeitadas com papéis coloridos , em seguida vinha a fanfarra , para depois vir o pelotão de alunos marchando...esquerda-direita...esquerda-direita....para mim foi a glória! eu me senti a própria desfilando, e quando passava por algum conhecido, aí é que eu batia com força o pé esquerdo no chão....toda cheia de si...rsrsrsrsrs
Quando fui estudar no Liceu Santo Afonso fiz parte da banda marcial, tocando caixinha....ô época boa! pois foi a época dos flertes...era um olho no maestro e outro olho nos rapazes...os gatinhos da Penha.....
Eu adorava desfilar...esquerda-direita....
Somente o meu filho caçula, o Fábio curtiu desfilar como eu.Da quinta série até a conclusão do segundo grau, ele participou da fanfarra, tocando piston....e toda a vez que ele ia desfilar eu acompanhava tirando fotos e curtindo a criançada marchando...esquerda-direita....esquerda-direita.....

Um comentário:

Unknown disse...

OI querida vc é demais !!!! relembrar nossos desfiles foi o maximo, estou me vendo descendo a R Boa Morte como Porta Bandeira em lugar de destaque e era por ai mesmo esquerda -direita Parabens amei as recordações. Obrigada Juju poe fazer eu relembrar momentos lindos da minha vida abrssssssss Therezinha.