quinta-feira, 1 de maio de 2008

Os pequenos artesãos

Minha madrinha dona Benedita era professora primária, e por isso mesmo, tinha vários livros pedagógicos...eu e Jomar, quando não estávamos aprontando, adorávamos ficar folheando e lendo estes livros, pois eles tinham muitos desenhos interessantes e descreviam muitas brincadeiras....e era o que gostávamos de fazer....brincar e aprontar......e para ter um pouco de paz e sossego, todas as vezes em que eu ia brincar lá na casa dela com o Jomar....minha madrinha vinha com um monte de livros para nós dois...uns mais interessantes que os outros......
Uma vez, folheando um dos livros , o Jomar viu como os índios faziam seus utensílios domésticos...ah! foi a conta....a idéia ficou germinando na cabeçinha dele, e, ele me convidou para ir até um rio que tinha nas imediações do nosso bairro para pegar argila....tudo combinado, no dia seguinte, olha nós dois nos aventurando , indo atrás do tal rio....Lá chegando o Jomar me fez cavar a beira do rio e juntos pegamos muita argila e pedrinhas....voltamos para casa felizes da vida.....mas quando chegamos em casa levamos umas boas chineladas pois nossas mães estavam com os cabelos em pé com o nosso sumiço.
Como todas crianças saudáveis e levadas, choramos um pouquinho, passamos a mão na bunda...e fomos planejar como iríamos fazer nossos utensílos.....e assim ficamos por um bom período...sossegadinhos sem aprontar nada....só fazendo panelinhas, potinhos, canequinhas e vazinhos.....éramos caprichosos, pois enfeitávamos nossos vazinhos com as pedrinhas que pegamos .....e deixamos secar por uns tempos....quando o Jomar achou que estava bem seco, ele escondido do seu João....(pai dele)pegou umas tintas que estavam guardados e pintamos tudo bem pintadinho....(acho que deveria ser o ó, pois criança pintando é aquela melecada)...aí o Jomar teve a idéia de sairmos vendendo....pegamos uma caixa de madeira....dessas que os feirantes usam, colocamos nossos artesanatos lá e saimos pela rua vendendo.....no conjunto de sobradinho em que morávamos, morava também uma portuguesa de nome Maria...e ela comprou quase todos os nossos produtos...... felizes da vida, fomos até a rua Caquito, na venda de um japones comprar sorvete de coco queimado....uma delícia!.....
O tempo passou , cresci , conheci o kaka e quando meu convite de casamento ficou pronto, fui levar para a minha madrinha.......aí conversando com a dona Benedita, ela ficou relembrando as minhas peraltices junto com o Jomar e contou que a dona Maria portuguesa quando nós mudamos para a Esmael Dias, também tinha ido embora , mas para Portugal...e que, sempre que escrevia perguntava por mim e pelo Jomar...e numa dessas cartas disse para minha madrinha, que ainda tinha os vazinhos feitos por nós....e que todas as vezes que ela olhava pra eles, chorava de saudades do Brasil e da vida tranquila que levava no nosso bairro.

Nenhum comentário: