sexta-feira, 2 de maio de 2008

Madrinha de guerra

Como já contei anteriormente, devido a uma torta de bacalhau que fiz aos 13 anos, minha mãe ficou doente e foi internada, ficando por lá quase 2 meses...eu ficava com ela no hospital e minha irmã Dalva ficava cuidado da casa......com isso um casal de protugueses que moravam bem enfrente de casa ficaram encantados conosco...achavam que nós éramos as moças ideais para qualquer rapaz querer casar, pois para eles éramos prendadas e caseiras ....vai daí, que eles escreveram para portugal contando a nossa estória, então o irmão daquele senhor( não lembro mesmo, o nome dos dois), que estava servindo o exército portugues em Angola (naquele tempo tinha muita guerrilha por lá), mandou uma carta para nós, perguntando se uma de nós duas queria ser Madrinha de guerra dele....a Dalva nessa época, mantinha assídua correpondência com o JR , lá de Lorena....e não quis, mas eu como não tinha correpondente nenhum, aceitei..( naquela época era moda ter correspondentes, meu irmão Jose Carlos, tinha uma correspondente que morava em Praga na Tchecoslováquia, a Idena).,e assim começou a estória, pois nós não sabíamos e ninguém contou para nós, que ser madrinha de guerra era quase a mesma coisa de ser noiva....um dia o casal veio todo feliz contar que a mãe desse senhor viria para o Brasil passear e me conhecer....mas nós não atinamos ...achamos que ela viria ver o filho no Brasil...muito natural.....(tem até uma foto da minha mãe com esta senhora)....ela veio, trouxe uma toalha bordada da ilha da madeira pra mim, muito bonita mesmo...uma simpatia, muito boazinha mesmo.....mas eu era muito criança , tinha somente 13 pra 14 anos...e não entendi nada, pois nas cartas, o rapaz comentava sobre a guerra, sobre os sonhos dele...mas nunca mesmo tocou sobre namoro ou casamento.....mas infelizmente este rapaz morreu em uma emboscada...fiquei muito triste...mas ficamos muito espantados, quando uns meses depois, o governo portugues mandou uma carta para mim dizendo se eu queria receber os pertences do rapaz.....nossa, quando meu pai ficou sabendo disso, ele ficou muito, mas muito bravo mesmo....aí entreguei a carta para o casal....só aí é que ficamos sabendo que ser madrinha de guerra trazia muitas respnsabilidades.....fico triste por não lembrar o nome do rapaz, mas peço a Deus que ele esteje muito bem na outra dimensão.

Nenhum comentário: