domingo, 11 de maio de 2008

Nossas refeições....

Hoje fiquei lembrando das nossas refeições em família...e lembrei também, que meu pai não admitia fazer as refeições na cozinha...quando morávamos na Leopoldo Machado, fazíamos na copa..e quando mudamos para a Esmael Dias, elas eram feitas na nossa sala de jantar..que era assim....tinha uma mesa retangular com seis cadeiras...duas de encosto alto com braços e as outras 4, eram cadeiras normais...tinha uma cristaleira, e dois buffet..um com duas portas e quatro gavetas e o outro somente com duas portas...e os móveis eram entalhados, muito bonitos mesmo....então no almoço, minha mãe colocava as travessas de comida na mesa, que eu ou a Dalva já tínhamos arrumado e, ela sentava em uma cabeceira da mesa e meu pai na outra...nós as meninas ficávamos de um lado e os meninos do outro.....não tinha refrigerantes, pois meu pai não permitia(salvo, aos domingos) e também não se conversava...cada um fazia seu prato .... geralmente tinha feijão, arroz , carne, uma ou duas verduras e legumes cozidos e sempre tinha a salada.... não podíamos falar se gostávamos ou não....se comia e pronto..... depois minha mãe ou a empregada retirava as travessas e os pratos e minha mãe trazia a sobremessa.....geralmente era compota feito por ela, ou então era goiabada com queijo de minas..... eu lembro , que meu pai comprava sempre o tres em um da cica, que era goiabada, marmelada e marrom-glacê, quando minha mãe fazia pudim de pão era uma verdadeira delícia.....então, essas eram nossas sobremessas........quando não estávamos na escola, minha mãe sempre fazia as 3 horas da tarde uma mesa de lanche para nós....as 6 horas fazíamos outra refeição, mais leve que o almoço, e no inverno antes de irmos dormir a mamãe sempre fazia um mingau de aveia quacker, e nós comíamos um prato cada um, com uma canelinha por cima.....ai que saudades!........mas deixa estar, que quando meu pai estava trabalhando, a coisa mudava de figura, pois almoçávamos na cozinha, e minha mãe sempre comprava uma tubaina para dividir entre nós....então dava um copo para cada um....mas , a Dalva sempre chorava e fazia manha, achando que minha mãe favorecia um de nós...e na cabeça dela, ela sempre saía perdendo......e minha mãe foi aturando...até que um dia ela comprou 2 garrafas de tubaina e escondeu uma....e...fomos almoçar... a Dalva, para não perder o costume, começou no chororô, achando que minha mãe colocou menos pra ela.....aí não deu outra....minha mãe deu umas chineladas na coitada e obrigou-a a tomar o copo destinado a ela, mais a outra garrafa de tubaina....e ela não aguentava...e minha mãe dando chineladas ...tadinha da minha irmã!....mas serviu de lição, pois das outras vezes , ela olhava pro copo e ainda agradecia...rsrsrsrsrsrsrsrsr...ô do´!

Nenhum comentário: