quinta-feira, 17 de julho de 2008

Liceu Santo Afonso

Depois da estória da bebedeira da freira e do meu radinho, minha permanência no colégio das freiras ficou insustentável, pois elas me perseguiam sem dar trégua.....tudo o que acontecia de ruim por lá....quem era a culpada?.....EU!.... e com isso fui ficando injuriada, pois eu sempre fui muito religiosa, ao ponto de querer ser freira....é bem verdade que eu era levada, que fazia coisas do arco da velha.....mas eu era boazinha....mesmo assim elas me perseguiam....
Um dia depois de ser acusada de algo que não fiz, pensei cá com meus botões:..........." ah, é?!?!?!...me acusaram, me colocaram de castigo, minha mãe foi chamada na escola, levei uns tapas por conta disso e....eu inocente....agora voces vão ver o que é bom pra tosse....."
E a partir daí aprontei....Meu Deus! como aprontei.....eu e a minha aliada Rosa Maria..... pra encurtar o texto.....só vou contar uma das nossas mais famosas "aprontações"......
Naquele tempo, tenis era só para fazer ginástica....então nosso uniforme de educação física era assim.....um shorts bufante azul marinho, uma saia pregueada branca e o tenis.....quando tínhamos aula de educação física, íamos até o último andar do colégio, trocávamos de roupa no vestiário e pronto.....começava a aula..
Um dia eu tive uma idéia brilhante e convidei a Rosa Maria para participar e ela topou....enquanto todas estavam na aula, pedi licença para a professora, dizendo que precisava ir no banheiro...e a Rosa Maria também pediu...e assim lá fomos nós.....só que antes passamos pelo vestiário, pegamos todos os sapatos, amarramos uns nos outros e colocamos do lado de fora do colégio, presos na grade de proteção....como estávamos no quinto ou sexto andar, os sapatos ficaram balançando ao sabor do vento....rsrsrsrsrsrsr..
.terminada a aula fomos nos trocar...e....cadê os sapatos?.......mas deixa estar que enfrente ao colégio tinha o barzinho do "vú"...um senhor libanês que era uma gracinha...e quando ele olhou e viu os sapatos dependurados, foi correndo falar para a madre superiora...rsrsrsrsrsr.....e aquele dia mais uma vez levei um, agora merecido, castigo.....e dessa vez a freiras quiseram falar com meu pai...e bravo do jeito que ele era, levei uma boa surra....mas apanhei feliz......pois estava vingada......rsrsrsrsrsrsrs
Aí não teve jeito, depois de tudo o que aprontei, devido a perseguição das freiras....era impossível eu ficar estudando por lá....e meu pai então, matriculou-me no Liceu Santo Afonso...........que maravilha! pois a Rosa Maria também foi pra lá............
O Liceu era uma escola a parte, a começar pelo uniforme, que era saia e sapato marrom com blusa branca e um distintivo com o emblema do colégio também Marrom........e acima de tudo era um colégio liberal.....................
como saí de um colégio hiper autoritário...fiquei no céu.....pois no Liceu, não tínhamos que ficar em filas, as classes eram mistas..e tinha até uma cantina, onde podíamos comer a vontade, sentadas nos bancos de alvenaria que tinha em torno do pátio...a liberdade era total.....mas tudo isso com os inspetores de alunos vigiando.....mas pra mim isso era novidade...pois no colégio das freiras tínhamos que ficar nas filas até para comer nosso lanche....um horror!....
Até os professores do Liceu, eram pessoas iluminadas, pois eles gostavam de lecionar e eram antes de tudo, amigos dos alunos.....O nosso professor de ciências, o professor Leone, para mim era mais que um pai...pois ele ensinava tudo o que nós jovens precisávamos saber....até passar as mãos pelo corpo depois do banho para retirar o excesso de água e assim não molhar muito as toalhas, ele ensinava.... ( faço isso até hoje)....este professor nasceu com o dom especial para lidar com adolescente...lá no Liceu, não existia dia estipulado para fazer provas...era assim, o professor entrava em sala de aula e aplicava prova surpresa....só assim eles poderiam saber se nós estávamos entendendo a matéria...era um porre, mas com isso nós sempre estávamos estudando....um dia o professor Leone fez uma prova surpresa e eu não respondi quase nada....no final escrevi assim....."professor, respondi o que sabia".......e ele no dia seguinte, entregou-me a prova com um D, e com a resposta....."ervilha...(ele me chamava assim)....dei a nota que voce merecia".....imagine só se eu poderia fazer algo assim nas freiras?!?!?!
Ah! o Liceu era tudo de bom...e....sem contar que tínhamos a melhor banda marcial do estado de São Paulo...pois naquele tempo tinha torneio entre os colégio de São Paulo, para saber qual era a melhor banda...e a nossa ganhava sempre......o Jomar tocava piston na banda....ele era o meu orgulho....pois muitas vezes ele comandava os alunos...ia na frente ....nossa...estou viajando no tempo....pois para mim foram os melhores anos da minha vida.....lá fiz grandes amigos...amei cada um dos professores....os mais marcantes para mim foram....a professora Dirce de história...o professor Leone de ciência, o professor Fernandes de portugues...o professor de música, que infelizmente o nome fugiu...o professor Waldemar de matemática... que era bravo, mas mesmo assim um amor....sem contar o Sílvio, que era o secretário da escola....não posso esquecer também, a inspetora de aluno que era muito querida....mas que infelizmente o nome não vem na minha mente.........
Não posso deixar de falar da famosa" ximbica"...o único ônibus do colégio, que de tão antigo, os alunos colocaram esse nome.......e o Adilson então? ele estudou na classe do meu irmão Dário....e sempre foi um excelente jogador de basquete...e anos depois fez parte da nossa seleção Brasileira de basquete.
ah! e quando íamos disputar algum torneio de basquete? eu e minha amiga Márcia formávamos junto com outras meninas a torcida organizada...que delícia!...íamos brincando, falando alto....planejando como seria nosso grito de guerra......meu Deus! que tempo bom!
Nossa, acho que deveria escrever um capítulo a parte sobre o Liceu Santo Afonso......saudades meu colégio do coração....saudades meus professores amados...saudades meus amigos.....saudades.....saudades.....saudades.....saudades.....saudades!
Quantas saudades!

26 comentários:

Unknown disse...

Juju !!!!!

Mais uma vez nossas vidas se assemelham vc acredita ?? Eu tambem passei por estas experiencias EStudei num colegio de freiras Colegio Assunção das irmãs de São Jose , me vejo agora com o mesmo uniforme de ginastica todo azul marinho bombacho tenis meia e blusa com mangas compridas um horror néeeeeee. Como vc tambem fui estudar no Instituto de Educação Sud Mennucci que diferença profs mais liberais, amigos, competentes que tambem marcaram minha vida Seu Vollet de biologia seu Jetro de sociologia seu Arruda de psicologia dona Laudelina de pedagogia dona Vicentina de pratica e muitos outros mais .Querida vamos aguardar novas coencidencias Abrssss Therezinha.

DeLeotério disse...

Jurema,

Nem tive tempo de ler seu 'post' com atenção, mas o professor de música chamava-se Antônio S. Fratantonio.

Acertei? :)

wanderley disse...

escrevi Liceu Santo Afonso na busca do google e dentre tantos resultados, aperece seus escritos sobre o Liceu. Li e adorei, não só porque contou algo sobre essa escola onde també faz parte da minha história, como mencionou nomes que me tocaram. Professor Leone, Dirce, Fernandes, Waldemar, com este aprendi uma palavra que jamais esqueci "A situação do seu filho em Matemática, está CAÓTICA", que coisa linda. O Adilson, não só estudei com ele, como também jogamos juntos, tanto no Liceu como no Corinthians.
Meu nome e Wanderley Piton, estudei no Liceu entre os anos 64 e 70. Sempre fui o baichinho, lorinho do time, comandado pelo Canela.Tenho um perfil no orkut e lá outros que estudaram no Liceu, entraram em contato comigo. Zé Galinha (José Carlos) irmão do Rubinho, ambos também jogavam no time de basquete. O Cassiano, juntos tocávamos na banda e fizémos o último trajeto de bonde. (nossa essa foi velha hein rs)
bem, é só. valeu

Unknown disse...

Li o comentário do Wanderly Piton e sou o Carlos Vicalvi. Morava na Penha, meu pai tinha uma loja de calçados em frente ao cinema Jupiter. Queria jogar basquete no Corinthians mas era meio grosso. Tentei mas não sai do infantil B. Lembro que ia de ônibus da Penha até o Tatuape depois da escola para visitar o bairro e ir ao Corinthians clube que adorava. Também toquei na banda, fui um bom pistonista e me lembro do Wilson e do Fonseca dois amigos que nunca mais vi. Claro que lembro do professor Leone que me deixou de segunda época me fazendo estudar que nem um louco para não ser reprovado. Daquele periodo ficou uma lembrança "aprendi e não esqueci onde fica a trompa de eustáquio". O professor Fernandes e o nosso diário que vinha com comentário quando se fazia algo errado. O recreio com as meninas na parte de cima e nós na quadra jogando basquete e futebol. É isso ai....

Unknown disse...

Sei que estou chegando muito atrasado na conversa, porém, eu me lembro de cada um de vocês: Jurema, Wanderley Piton, Carlos Vicalvi e até de Wilson Restini Júnior... Um camarada muito divertido!
Duvido que vocês se lembrem de minha pessoa, porque sempre fui muito calado e reservado.
José Roberto Araujo

renatogozzoli disse...

Q

renatogozzoli disse...

Q

renatogozzoli disse...

Q

renatogozzoli disse...

Q

renatogozzoli disse...

RENATO CARLOS GOZZOLI - 13 DE ABRIL DE 2015

ESTUDEI NO LICEU DE 1965 A 1969, ANOS DOURADOS, ÉPOCA DOS FESTIVAIS DA RECORD. EM 1968 ESTAVA NA TERCEIRA SERIE A. TINHA POR COLEGAS DE CLASSE : O JOSÉ ROBERTO ARAUJO QUE MORAVA NA RUS ENÉAS DE BARROS, O DAMIÃO QUE MORAVA NA CORONEL MEIRELES, O VALDIR RUTIKOVSKI, PAULO NUNES, O JOSÉ LUIZ GRANIERE, O PITON, O RUBINHO, O ADILSON, A IRACILDA IZILDA, A LIA ( GRANDE PIANISTA ), A MÉRCIA. O WILSON RESTINI É FILHO DO COMPADRE DE UM TIO, SANTO MARIA, JÁ FALECIDO. O FONSECA TRABALHEI COM ELE NA VOLKSWAGEN EM S. B. DO CAMPO DE 1976 A 1984. MOREI NA RODOVALHO JÚNIOR E NA DR CANTINHO ( HOJE VALENTINA PIVA ). ATUALMENTE MORO NO SUL DE MINAS EM POÇOS DE CALDAS. LI OS ESCRITOS SUPRA CO. M ALEGRIA E MUITA SAUDADE. CERTA FEITA FUI MOSTRAR AOS MEUS FILHOS A ESCOLA QUE ADORAVA E COM TRISTEZA ELA SÓ EXISTIA EM NOSSOS CORAÇÕES. SAUDADE TAMBÉM DOS PROFESSORES JOSÉ CARLOS SETTI ( EDUCAÇÃO FÍSICA ) E ENEIDA ( MATEMÁTICA). APESAR DE MEU SOBRENOME SER GOZZOLI E NÃO TENHO PARENTESCO COM O MAESTRO LUIZ GOZZOLI QUE TANTAS GLÓRIAS TROUXE À BANDA MARCIAL DO LICEU. MUITA SAUDADE DE TODOS. QUE DEUS OS ABENÇOE.

RENATO CARLOS GOZZOLI

renatogozzoli disse...

RENATO CARLOS GOZZOLI - 13 DE ABRIL DE 2015

ESTUDEI NO LICEU DE 1965 A 1969, ANOS DOURADOS, ÉPOCA DOS FESTIVAIS DA RECORD. EM 1968 ESTAVA NA TERCEIRA SERIE A. TINHA POR COLEGAS DE CLASSE : O JOSÉ ROBERTO ARAUJO QUE MORAVA NA RUS ENÉAS DE BARROS, O DAMIÃO QUE MORAVA NA CORONEL MEIRELES, O VALDIR RUTIKOVSKI, PAULO NUNES, O JOSÉ LUIZ GRANIERE, O PITON, O RUBINHO, O ADILSON, A IRACILDA IZILDA, A LIA ( GRANDE PIANISTA ), A MÉRCIA. O WILSON RESTINI É FILHO DO COMPADRE DE UM TIO, SANTO MARIA, JÁ FALECIDO. O FONSECA TRABALHEI COM ELE NA VOLKSWAGEN EM S. B. DO CAMPO DE 1976 A 1984. MOREI NA RODOVALHO JÚNIOR E NA DR CANTINHO ( HOJE VALENTINA PIVA ). ATUALMENTE MORO NO SUL DE MINAS EM POÇOS DE CALDAS. LI OS ESCRITOS SUPRA CO. M ALEGRIA E MUITA SAUDADE. CERTA FEITA FUI MOSTRAR AOS MEUS FILHOS A ESCOLA QUE ADORAVA E COM TRISTEZA ELA SÓ EXISTIA EM NOSSOS CORAÇÕES. SAUDADE TAMBÉM DOS PROFESSORES JOSÉ CARLOS SETTI ( EDUCAÇÃO FÍSICA ) E ENEIDA ( MATEMÁTICA). APESAR DE MEU SOBRENOME SER GOZZOLI E NÃO TENHO PARENTESCO COM O MAESTRO LUIZ GOZZOLI QUE TANTAS GLÓRIAS TROUXE À BANDA MARCIAL DO LICEU. MUITA SAUDADE DE TODOS. QUE DEUS OS ABENÇOE.

RENATO CARLOS GOZZOLI

Solange Mendes disse...

Bom dia!
Renato Carlos Gozzoli não é parente mas pelo que disse conheceu o maestro Luiz Gozzoli, que morava na Major Ângelo Zanchi. Será que alguém tem notícias da família do maestro?!. Tenho procurado há tempos e não encontro nada!

DeLeotério disse...

Solange,

Acho que ele faleceu.

Havia um maestro Luiz Alfredo Gozzoli e há também uma travessa de mesmo nome na Vila Ré e, como não se dá nome de ruas a pessoas vivas...

Solange Mendes disse...

Certamente o maestro morreu pois já tinha uns 60 anos em meados de 1970. Mas imagino ou espero que suas filhas e filho estejam vivos.

DeLeotério disse...

É, que burrice a minha não ter percebido que passou tanto tempo :)

Eu tirei as informações a partir do Google e da Imprensa Oficial. Na Imprensa Oficial parece constar que ele teria um filho invalido ou deficiente.

Solange Mendes disse...

Ele tinha duas filhas, que foram colegas da minha mãe na Escola Normal, que teriam hoje uns 80 anos. E um filho temporão, Luiz Gozzoli, também, que foi meu primeiro namoradinho, e deve ter 60 anos hoje. Mas era um menino normal, aliás, um músico brilhante. Tocava muitos instrumentos aos 17 anos, tal qual o pai. Nunca mais tive notícias.

DeLeotério disse...

Acho então que estamos falando das mesmas pessoas.

Veja o teor da publicação da Imprensa Oficial "Luiz Antonio Gozzoli, por morte de Luiz Alfredo Gozzoli. Motivo: Requerido na qualidade de Filho Inválido, tendo em vista ser pessoa casada, condição essa que determina a perda da qualidade de beneficiário,nos termos do art.149, inc.III, da LC 180/78, com redação dada pela LC 1012/07, regulamentada pelo Decreto 52.859/08." (parece que trata-se de previdência).

Bem, quanto ao Luiz, pode ter sofrido algum acidente o qual -- infelizmente -- provocou a invalidez.

Há um Luiz Antônio Gozzoli engenheiro, arquiteto ou agrônomo, provavelmente o mesmo.

Bem, não será difícil através do Google e das bases de dados públicas achar mais algumas coisas.

Se você quiser que a ajude poderei contatá-la pelo seu perfil no Google+

Solange Mendes disse...

Oi DeLeoterio! Vc ainda vê esta oagina?

Leonardo Scauri disse...

Sim, recebi as notificações por email.

Solange Mendes disse...

Oi Leonardo! Vc é irmão da Wandinha??

Leonardo Scauri disse...

Sim!

Solange Mendes disse...

Nossa! eu não tinha me tocado disso! Lembrei agora pelo sobrenome.
Moravamos na mesma rua. Eu e minha irmã brincávamos com a Wandinha na casinha de boneca dela. Vc ja era adolescente.
Lembro da sua mãe, a dna Wanda, tão bonita.
Que surpresa!!

Solange Mendes disse...

Voce deve lembrar da Martinha e da Suely Curzio.. Continuamos nos falando por WhatsApp e pelo FB

Leonardo Scauri disse...

As duas são contatos de meu FB, tentei te localizar através delas mas parece que elas fecharam o acesso à lista de contatos.

Bem, pelo que lembro das amigas da Vandinha (e por exclusão), você era magra, alta, tinha cabelos compridos, lisos (repartidos meio de lado ou usava franja) e morava mais para baixo, para o lado da Mário de Castro.

Solange Mendes disse...

Eu morava mais no começo da rua, no 266. Perto da Rodovalho Jr.
Vou tentar te achar no FB.

Lourdes disse...

Que incrível encontrar nomes daqueles professores: Fernandes, Waldemar, Eneida...estudei no Liceu de 1964 a 1967.