domingo, 6 de julho de 2008

A costureira mirím......

A quadra da rua leopoldo Machado, em que morávamos, ficava entre a rua Omacha e a Pedro Alegrete, e nesta rua, morava um senhora que ensinava corte e costura....um dia minha mãe conversando com esta senhora (não lembro o nome dela) disse que eu e a Dalva gostávamos muito de fazer roupinhas para nossas bonecas...e que tínhamos jeito para isso....a senhora em questão colocou então na cabeça da minha mãe, que ela não deveria desperdiçar o nosso talento...e que seria muito bom que nós fôssemos aprender a costurar de verdade...minha mãe se entusiasmou...e...matriculou-nos
no curso de corte e costura...a senhora em questão ensinava pelo método singer...e meu pai então, comprou para nós, a pedido a minha mãe, o livro adotado pela professora...quando fecho os olhos vejo o livro ...ele era bem grande com capa azul e tinha a palavra singer escrito em dourado......este livro rolou lá em casa por muitos anos....... minha mãe comprou para cada uma de nós, os apetrechos necessários...uma carretilha pra cada uma...uma tesoura...um dedal...uma fita métrica...um lápis...uma borracha.....um giz para riscar tecido....e bastante papel pardo......sem contar o livro é claro, que era para nós duas......no dia combinado , olha eu e a Dalva indo felizes da vida e toda prosa para a nossa primeira aula.....só que....eu tinha 8 anos e a Dalva 9.....e o que a mulher não contou para minha mãe e nem ela se deu conta foi que, para fazer os moldes das roupas, era necessário saber multiplicação e divisão.....minha mãe sempre costurou...mas pelo método do olhometro.....e como eu iria fazer as contas? eu só estava no segundo ano primário...e ainda não tinha chegado na divisão....rsrsrsrsrsr....ô dó!....por mais boa vontade que eu tivesse...era totalmente impossível.....então saí rapidinho...pois além de tudo a professora em questão era muito brava.....mas até que a Dalva ainda ficou uns dois meses por lá......
Mas apesar do fracasso do aprendizado....nós continuávamos a gostar de brincar de fazer roupinhas de bonecas....e eu fui crescendo....quando eu tinha 12 anos, vi uma senhora bordando pelo método das linhas varicor...eu fiquei alucinada querendo aprender...e minha mãe então, matriculou-me no curso....e...só dava eu de criança.....e todas as donas de casa que estavam fazendo o curso, não me levaram a sério....e toda a vez eu eu entrava na sala da loja para aprender, elas começavam a rir de mim.....aí peguei gana.....e esforcei-me mais que o necessário, e....tirei de letra....deixando muitas com água na boca...de tão bem que eu bordava...um dia a minha vizinha de frente , ficou grávida...e toda a roupa de cama do nenem, foi bordado por mim....e ...ficou lindíssimo.......eu tinha nessa época 13 anos.

No nosso tempo, fazia parte do curriculo escolar a matéria de prendas domésticas.....e valia nota.....nesta aula, aprendíamos de tudo...bordado, trico, croche, matelassê,e fazíamos também bichinhos de pelúcia....sem contar é claro que tínhamos aulas de economia doméstica.....onde aprendíamos a fazer o orçamento familiar...nunca fui boa nesta matéria...e ainda hoje sofro nos meus orçamentos....gasto mais do que tenho....rsrsrsrsrsrs....ô dó!
Mas estou escrevendo tudo isso, só para contar que.....um dia eu coloquei na cabeça que tinha que reformar um vestido para ir no bailinho na casa do Luiz Carlos....eu tinha meus 15 para 16 anos......aí o que fiz?....fui nas gavetas da máquina de costura da minha mãe e encontrei um gorgurão branco....então recortei-o em pétalas e fiz margaridas....cortei o vestido , que era de golinha e mangas compridas ...e fiz um decotinho arredondado...e costurei envolta todas as margaridas que fiz......no miolinho das margaridas eu coloquei miçanguinhas amarelas que comprei na loja de armarinhos, lá na rua guaiauna....o vestido ficou lindíssimo...pois ele era da cor verde bem clarinho...e as margaridas brancas com as miçangas amarelas deu um destaque muito bonito.....e tudo isso eu fiz pelo método da minha mãe....o olhometro......
Esta semana, estava na sala brincando no computador...e com a tv ligada.... e vi de relance uma festa que estava tendo na novela das 6 horas....e me interessei pela música, pois é do meu tempo...quando olhei e vi....um vestido igualzinho ao que eu fiz....nossa! me deu até tremedeira....pois voltei no tempo...e sem querer me peguei a chorar de saudades...não sei porque, a imagem da minha mãe costurando veio assim, tão forte na minha mente...... e lembrei de como ela era zelosa conosco...ela não media esforços para que eu e a Dalva tivéssemos uma educação primorosa......nós duas com 12 anos já éramos donas de casa perfeitas, sabíamos cozinhar e limpar a casa com perfeição........sem contar os conselhos maravilhosos que ela nos dava, a respeito de tudo....se eu , minha irmã, e meus irmãos somos pessoas do bem e cumpridores dos nossos deveres de cidadãos, que tem a família como base de vida ...devemos a minha mãe....mulher de fibra....que soube educar os 4 filhos com amor, mas dentro de uma disciplina rígida.......e sempre agradeço a Deus por ser filha da dona Marina.....
Mãe te amo!

2 comentários:

Unknown disse...

Maninha...que texto lindo...voltei no tempo...realmente tivemos uma mãe maravilhosa...uma mulher de fibra...que nunca mediu esforcos pelo nosso bem estar....as vezes me pego pensando...de onde a mamãe tirava tanta coragem e sabedoria para educar 4 filhos...e eu me vejo as vezes tão pequena diante de probleminhas corriqueiros...ai então, lembro da mamãe e a forca me vem....que saudades....gratidão eterna mãezinha!!!!

Unknown disse...

Oi Juju muito linda sua cronica de hoje parabens continue nos deliciando com elas abrssssssss Therezinha.