segunda-feira, 14 de julho de 2008

Doce de abóbora....

Hoje fiz um doce de abóbora, mesmo não podendo comer, devido a diabétis....não resisto, vira e mexe...olha a Jurema fazendo o doce mais gostoso do planeta.....quando coloquei meu doce no pirex, fiquei olhando pra ele...e..... minha mente foi embora pro passado.....e lembrei de uns fatos ocorridos na minha infância e pré-adolescência.......como um tem relação com o outro, vou contar do jeito que as lembranças vieram na minha mente.........
Quando eu morava na Leopoldo Machado, o sobradinho tinha uma copa...e nela ficava o jogo de jantar da minha mãe....fechando os olhos consigo ver a disposição dos móveis...que saudades!.....
Um dia meu pai trouxe de presente para minha mãe uma compoteira de vidro ou cristal..não sei ao certo....eu só sei que o formato era uma galinha no choco...minha mãe colocou então encima da mesa...para enfeitar.....eu olhei achei bonitinho, mas ficou aí....nada de extraordinário....
Um dia meus pais receberam um convite de casamento da filha de uns espanhois que moravam no começo da rua....minha mãe então fez dois vestidos, um pra mim e outro pra Dalva...o modelito era o charleston.....o corpete do vestido ia um pouco abaixo dos quadris, e logo em seguida tinha uma saia godê...os vestidos ficaram lindos....tenho até uma foto com ele.......minha mãe neste dia, fez um doce de abóbora e quando este esfriou, ela colocou na galinha e depois dentro da cristaleira....eu estava brincando com o Jomar, quando tive a idéia de ir pegar azeitonas na geladeira...e na hora em que estava comendo a azeitona junto com o Jomar, olhei pra cristaleira e vi a compoteira....fiquei deslumbrada...achei tão lindo, mas tão lindo, que fui ver de perto....e chamei o Jomar pra me ajudar a pegar.....pegamos a compoteira, colocamos encima da mesa..e eu fiquei mexendo, pra lá e pra cá...eu estava deslumbrada...o efeito do doce na galinha transparente, mexeu com a minha sensibilidade...e toca a Jurema ficar virando a galinha...até que........ela caiu e quebrou....nossa que susto...e que melequeira ficou o chão da copa.....eu fiquei tão assustada, que não parava de berrar...minha mãe que estava no andar decima, desceu apavorada, sem saber o que estava acontecendo..e...quando viu...fez o que ela sempre fazia, quando não sabia que atitude tomar...mexia com a cabeça pra lá e pra cá.....e colocava a mão na boca.....ô dó!...eu tremia, mas tremia tanto que ela ficando com dó , só meu deu um safanão...o Jomar saiu correndo.....rsrsrsrsr...e toca a minha mãe limpar a sujeira....
mais tarde, fomos ao casamento, e pela primeira vez na vida, vi uma noiva...e uma mesa enfeitada com inúmeras noivinhas.....tenho na memória esta mesa....mas eu era muito infantil e não sabia o que significava tudo aquilo....achei bonito a noiva , mas ficou por aí......um tempo depois, a filha do seu João, a Ana, também se casou...e foi mais uma festança no pedaço...e mais uma vez não dei pela coisa.....quando eu tinha 14 anos, o poeta Casemiro de Abreu fez despertar o romantismo na jovenzinha ingênua....e aí é que me toquei do significado do casamento.....e todos os sábados ia com uma amiguinha, que não consigo lembrar o nome, na igreja da Penha assistir os casamentos lá realizados......ficávamos no primeiro banco...e...toda vez que uma noiva entrava, nós duas chorávamos feito duas tontas.....rsrsrsrsrs....um dia eu vi um casamento que despertou todo o meu romantismo, e que até hoje guardo na memória da alma como um dos momentos mais bonitos que vi........era o casamento de um rapaz militar... ele estava com o uniforme de gala...parecia um príncipe........ e em cada 3 filas de bancos tinha dois militares com uniforme de gala...um enfrente ao outro...e na hora em que a noiva foi entrando os militares fizeram uma espécie de túnel com as espadas.............nossa que coisa linda!...quando terminou a celebração e os noivos foram saindo, novamente os militares fizeram o túnel e do alto no lugar do coro...várias moças jogavam pétalas de rosas......aquele sábado foi inesquecível para mim...imagine só para a noiva......e eu coloquei na cabeça que o meu casamento seria assim, pois meu pai também era militar.....não foi...mas foi muito bonito também......e fico pensando que a minha fixação por bibelo em formato de galinhas só existe, porque vivo a procura de uma compoteira de galinha no choco...e como não consigo encontrar vou comprando todas as galinhas que vejo....rsrsrsrsrsrsrs

Um comentário:

Unknown disse...

Incrivel amiga seu texto de hoje como sempre mexeu comigo,pois um dos meus divertimentos na pre adolescencia tambem era ir a tarde dos sabados na Igreja dos Frades ver os casamentos qtas emoções guardadas daquele tempo . Querida estou só esperando o dia de vc escrever suas aventuras subindo em arvores dos quintais ai vai ser demais Obrigada querida pelas minhas saudosas lembranças !!!!!