domingo, 31 de maio de 2009

Minha fruta favorita....JABOTICABA

Por mais que eu fale que,a minha fruta predileta é a manga espada, aquela que os fiapos grutam nos dentes...não adianta...quando coloco uma jabuticaba na boca e escuto o barulhinho...PLOQT! a minha mente corre pro passado e me sinto a própria "narizinho do nariz arrebitado" lá do livro "reinações de narizinho" do amado Monteiro Lobato....e sem querer também viro a famosa Emilia, a boneca mais que egoista.... e com meus 57 anos, corro a me esconder e comer sozinha as tão saborosas jabuticabas...rsrsrsrsr..
Um dos meus sonhos era comprar uma chácara e nele plantar minhas árvores favoritas...como a manga espada...a jabuticabeira...a romã....a orvalha...a pera brasileira(dura como ela só, mas que dá uma compota maravilhosa)...entre tantas árvores que fizeram parte da minha infância, lá na Penha...mas, sempre o mas....nunca tive dinheiro suficiente para isso....então no final do ano passado, no mes de novembro...decidi...não posso comprar uma chácara para ter minhas árvores...então comprarei-as e as colocarei em um vaso...
Como eu tinha ganhado de presente um pezinho de romã da minha sogra, que dei o nome de pixuquinha....vi que era possível sim, ter uma jabuticabeira...e....assim fiz...comprei...e feliz da vida...todo o dia vou conversar com ela....já coloquei adubo...já coloquei fertilizante....fiz e aconteci.....mas como ela é ainda um bebezinho...não pode dar os frutos que tanto amo....
Hoje fui no supermercado e vi uma banca só de jabuticabas....corri para lá...mas o preço...Deus do céu....que caro!....8 reais o quilo...como pode? o que fiz? comprei meio quilo e vim feliz da vida pra casa...e agora estou aqui, escrevendo e...plogt! comendo minha fruta favorita....tadinha da manga espada...ficou relegada a segundo plano...mas saudosismo é saudosismo...e não posso negar que volto ao passado quando...plogt!como uma deliciosa e doce jabuticaba.....

2 comentários:

Unknown disse...

Em Santa Cruz, na casa dos meus pais havia um quintal enorme e nele quatro jabuticabeiras. As vezes dava tanta jabuticaba (é jaboticaba ou jabuticaba afinal? :-P) que vinha gente da vizinhança para pegar (aiai, se eu soubesse que era caro assim tava rica só de vender jabuticaba! eheh).
Com o tempo as arvores adoeceram e o quintal foi vendido para o mercado aumentar o depósito, uma pena. :(

Zeze disse...

Oi lla
Não quero de maneira nenhuma ser estraga prazer, mas as jabuticabeiras só produzem após 20 anos, mas seu sonho não esta longe de ser realizado se vc. comprar uma jabuticabeira de enxertia. As mudas já veem produzindo desde pequeninas. Parece um sonho!